terça-feira, 2 de novembro de 2010

SABÃO DA COSTA- RECEITINHA DE "MÃE ZIZI"


Sabão da Costa

Sabão é de origem da Costa do golfo da Guiné, África. Sendo que, na África tem o nome de “ose”, sua cor é escura, a textura é pastosa e o perfume amadeirado, é usado em “rituais” tanto na África como no Brasil. Osé dudu era o nome dado pelos africanos ao sabão da costa.

Ele é usado para lavar todo o material ritualístico do Yawô (quartinhas, fetiches, ferramentas, jóias...) e o próprio. Não há restrição quanto ao seu uso na cabeça ou por mulheres menstuadas. O sabão tem por função a limpeza do corpo físico e da aura e especialmente de sua camada mais próxima ao corpo físico, retirando larvas astrais e miasmas.
Sua composição original é secreta, mas muitos Axés, preparam seu próprio sabão da costa.

Ingredientes para o preparo

1kg de base glicerinada,
recipiente de esmalte ou de vidro temperado (usada só para esse fim),
bastão de vidro ou colher de plástico descartável(ou uma colher de pau, desde que usada só pra isso),
forma ou panela para banho-maria
formas de silicone ou fôrmas de chocolate.
Modo de Preparo
Em um recipiente de esmalte, derreta a base de glicerina em banho-maria até dissolver muito bem, junto com o corante. Não há a necessidade de mexer a base enquanto estiver no banho-maria.
Quando a base estiver totalmente diluída retire do banho-maria e com um auxílio de um bastão de vidro, mexa a base derretida, afastando a nata que irá se criando. Mexa até acabar a evaporação.
Bater no liquidificador:
1 copo de água mineral;
1 Folha de Osibata, Oriri, macassá, elevante, tapete de Osaala, Manjericão, Saião, Capeba, Alfazema, Alecrim, Peregun, Iroko, Pitanga, Colônia, Rosa Branca, Abebe e 1 colher de café de Wadji, 2 colheres de sopa de efun e 1 colher de café de Ossun. Alguns templos umbandistas adicionam Aroeira, Arruda, Guiné, Espada de São Jorge. Bata bem até se tornar um líquido bem escuro. Misture á base de glicerina.Mexa bem.Coloque nas formas.Deixe endurecer.
Desenforme cuidadosamente e acerte as rebarbas. Embale o sabonete com filme plástico .

7 comentários:

suelly disse...

MOTUMBÁ! ESTOU MARAVILHADA COM TODAS AS POSTAGENS QUE LI, PARABENS QUE NOSSA MÃE IANSÃ LHE ABENÇOE E DÊ MUITO AXÉ, CONTINUE NOS AJUDANDO POIS AQUI EM MANAUS MUITAS COISAS SÃO DIFICEIS E ATRAVEZ DE SEU BLOGH CONSIGO ME ORIENTAR MELHOR EM ALGUNS ASSUNTOS. PARABENS AXÉ

toys disse...

ate que enfim ao teve coragem de postar a receita parabéns e ase.

toys disse...

mojuba muito obrigado pela sua dedicação que os orisas deem em dobro tuda sabedoria passada ase-o

toys disse...

mojuba muito obrigado pela sua dedicação que os orisas deem em dobro tuda sabedoria passada ase-o

Rafael disse...

Olá boa tarde, eu fiz e deu super certo, também acrescentei um pouco de óleo de coco.

Unknown disse...

Legal!

lilly disse...

oi tudo bem. gratidao pela receita compartilhada, procurei bastante e é escasso quem fale desse sabonete e muito menos tem uma receita parecida, sei que a original é secreta. vou fazer amo a arte da saboaria e esse em especial me encantou. muito obrigada