quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ADIMU - OFERENDAS AOS ORIXÁS




AS OFERENDAS

Dentro do culto aos Orixás, o mais importante são as oferendas aos Orixás, que têm por finalidade manter o equilíbrio das relações entre eles e os seres humanos.

É através das consultas ao Oráculo de Ifá, que as pessoas, mesmo as não iniciadas, são informadas a respeito

das exigências de seus Orixás e principalmente de Exú, relativas às oferendas que desejam receber.

Nem sempre estas exigências são estabelecidas pela relação anteriormente explicada entre o ser humano e seu Orixá de cabeça, muitas das vezes, é um outro Orixá quem se oferece para solucionar um determinado problema

ou alguma dificuldade que está sendo vivenciada e, em troca, exige algum tipo de sacrifício em seu louvor.

Algumas vezes, pessoas atormentadas pelos mais diversos tipos de dificuldades, recorrem aos préstimos de algum Orixá, oferecendo algum tipo de sacrifício como penhor de sua confiança e de sua fé, da mesma forma que os católicos recorrem aos seus santos, implorando graças e fazendo promessas que, invariavelmente, são pagas somente após a obtenção da graça solicitada.

Os sacrifícios oferecidos aos Orixás, são genericamente denominados "ebós" que se dividem em "ejenbale" (sacrifícios com derramamento de sangue animal ou ave) e "adimús" (alimentos).

Oferendas de Orixás - segundo o Candomblé
Ao preparar as comidas de santo, deve-se observar os tabus de cada um deles. Por exemplo, o azeite de dendê nunca deve ser oferecido a Oxalá, o mel é proibido a Oxóssi, o carneiro não pode sequer entrar em uma casa consagrada a Iansã etc. Os filhos de santo devem observar todas as quizilas dos seus Orixás e, sendo parte do Orixá, também não podem consumi-las. A ijoyé encarregada de preparar as comidas dos Orixás é a Ìyá Basé, um cargo outorgado apenas a mulheres de grande sabedoria e respeito junto à comunidade. Ela é a mãe que conhece todos os segredos da cozinha e que sabe que o principal ingrediente para uma boa comida de santo, capaz de alcançar as mais altas dádivas, é o amor. O primeiro Orixá cultuado também é o primeiro a comer, Exu ele come tudo que a nossa boca come, as oferendas dadas ele mais comumente são os padês a base de farinha de mandioca branca, combinada com azeite de dendê ou mel de abelha, água, bebida alcoólica e acaçá vermelho feito com farinha de milho amarelo e enrolado em folha de bananeira. Em algumas ocasiões também são utilizados pimenta, cebola, bife e moedas nas oferendas a este Orixá. Nas oferendas a Ogum são dados inhame assado com azeite de dendê e feijoada. Normalmente a feijoada de Ogum segue exatamente o mesmo modo de preparo das feijoadas tradionais, Ogum gosta de carnes “gordas” de fartura, isso se deve ao fato de que a feijoada é uma comida “comunitária”, que deve por excelencia ser servida a toda a comunidade do terreiro. E em casos muito especiais só o Orixá “come”. Por tanto, talvez, esse não seja o prato mais indicado para um presente individual a Ogum. Lembre-se que Ogum é um Orixá que não gosta de perder tempo com coisas elaboradas, ele prefere as coisas simples, como um inhame acara ou cará, assado com dende e mel, na maioria dos casos isto lhe basta. Em algumas casas a feijoada é feita com feijão “cavalo”, com feijão “fradinho”, mas a grande maioria adota mesmo a boa de deliciosa feijoada de feijão preto, retira-se uma parte para o Orixá e o restante se reparte com os amigos numa boa roda de conversa regada a cerveja (se bem que a cerveja pode não ser aceita em algumas Casas), mas em geral é isso. Na verdade depende muito tambem do Chefe do Terreiro da Personificação do orixá e da adaptação vibracional necessaria. Oxóssi come axoxó feito com milho vermelho cozido decorado com fatias de coco. Ele também aprecia frutas e feijão fradinho torrado. As comidas devem ser colocadas sob o telhado ou aos pés de uma arvore. A oferenda dada a Obaluaiê é a pipoca. Utilizando areia da praia para estoura-las e enfeitando com fatias de coco. Oxumare prefere que sejam dados em oferenda a ele, bata doce amassada e modelada em forma de cobra e também farofa de farinha de milho com ovos, camarões e dendê. Ossaim prefere acaçá, feijão, milho vermelho, farofa e fumo de corda. O acarajé de forma arredondada com dendê é a oferenda consagrada a Iansã, mas também é do agrado de Obá. Obá também tem preferência por um bolinho de nome abará que consiste em uma massa de feijão fradinho temperado com dendê enrolado em folha de bananeira e cozido em banho-maria. O omolocum, feijão fradinho cozido com cebola, camarões e azeite de oliva e decorado com ovos cozidos e descascados é de Oxum. Iemanjá prefere peixe de água salgada, regados ao azeite e assados, milho branco cozido e temperado com camarões, cebola e azeite doce, manjar com leite de coco e acaçá. A Nanã é oferecido efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata roxa. O amalá pertence a Xangô. O amalá (pirão de inhame) deve untar o fundo da gamela e sobre ele é colocado o caruru decorado com pedaços de carne, camarões, acarajé e quiabo, doze unidades de cada e enfeitado com um orobô. É válido lembrar que a oferenda deve ser servida quente. Oxalufã só aceita comidas brancas e tem preferência por milho branco cozido e sem tempero. O inhame pilado é oferenda de Oxaguiã. As comidas oferecidas a Orixás Funfun, devem ser sempre colocadas em louças brancas. Com Odus que são complexos de lidar e o melhor é consultar um Babalaô para saber se há necessidade de fazer alguma coisa. Em determinadas circunstancias os Orixás podem cobrar de alguém a atenção devida a Ele, essa cobrança se dá de diferentes formas, as vezes até severas, como doenças. Porém isso não quer dizer que tudo o que uma pessoa passa de infortúnios na sua vida seja cobrança de Orixá. Muitas vezes esses problemas são fruto do nosso comportamento com o mundo, nos expomos a perigos, nos arriscamos em aventuras, somos demasiados confiantes e não medimos as consequencias dos atos. O resultado quase sempre são perdas.

Oferenda a Orixás- segundo a Umbanda

AS OFERENDAS NA UMBANDA SÃO FEITAS AOS ORIXÁS E AOS GUIAS
FALANGEIROS (ESPÍRITOS EVOLUIDOS) QUE TRABALHAM NA VIBRAÇÃO DE
UM DETERMINADO ORIXÁ.

ESSES GUIAS SERIAM OS PAIS VELHOS (MAIS CONHECIDOS COMO PRETOS
VELHOS), OS CABOCLOS E OS ERÊS (ESPÍRITOS QUE ASSUMEM A ROUPAGEM
FLUIDICA DE CRIANÇAS).

SÃO REALIZADAS AINDA OFERENDAS AOS EXÚS E ÀS POMBAGIRAS, QUE SÃO
ESPÍRITOS EM EVOLUÇÃO, GUARDIÕES DO ASTRAL.

A UMBANDA TEM SUA LITURGIA E AS OFERENDAS OCUPAM DESTAQUE NESTA.
COMO RELIGIÃO QUE ENTENDE A NATUREZA FÍSICA COMO A MANIFESTAÇÃO
DAS FORÇAS CRIADORAS DOS ORIXÁS, REALIZA O RELIGARE DO HOMEM COM
ESSES ORIXÁS ATRAVÉS DAS OFERENDAS.

ESSA CONEXÃO É FAVORECIDA PELO ATO DE OFERENDAR, E O PRANA
PRESENTE NOS ELEMENTOS OFERENDADOS É MANIPULADO E REVERTIDO
COMO AXÉ PARA A PESSOA QUE ESTÁ OFERENDANDO.
OCORRE UMA MOVIMENTAÇÃO DE FORÇAS MAGISTICAS EM BENEFÍCIO
DE QUEM ESTÁ OFERENDANDO OU PARA UMA TERCEIRA PESSOA, QUE
ATRAVÉS DE UM ENDEREÇO VIBRATÓRIO (NOME, FOTO, ROUPA ETC) SERÁ
BENEFICIADA POR ESSAS ENERGIAS.
CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE

AS OFERENDADAS DEVEM SER REALIZADAS DENTRO DO TERREIRO, SEMPRE
QUE POSSÍVEL PREFERENCIALMENTE DEPOSITADAS EM MATERIAL
BIODEGRADÁVEL COMO FOLHAGENS (BANANEIRA, MAMONA)
OS RESÍDUOS DAS OFERENDADS DEVEM SER RECOLHIDOS, APÓS O TEMPO
DETERMINADO DE PERMANÊNCIA (NORMALMENTE 3 DIAS). ESSES RESÍDUOS
ORGÂNICOS PODEM SER JOGADOS EM LIXO COMUM E OS RECICLÁVEIS DEVEM
SER JOGADADOS EM LIXOS APROPRIADOS.
OS TRABALHOS NAS MATAS, PRAIAS OU CACHOEIRAS DEVEM OBEDECER
CRITÉRIOS RIGOROSOS DE CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE. RECOLHA
GARRAFAS, COPOS E RECIPIENTES PARA JOGAR FORA POSTERIORMENTE.
OS MATERIAIS ORGÂNICOS DEVEM SER ARRIADOS EM FOLHAGENS.
TENHA MUITO CUIDADO COM VELAS, CIGARROS OU CHARUTOS PARA QUE
NÃO CAUSEM INCÊNDIOS, CERTIFIQUE-SE QUE JÁ QUEIMARAM ANTES DE
SAIR.
NAS OFERENDAS DA UMBANDA NÃO SE USA SACRIFÍCIO ANIMAL.
OS ELEMENTOS MAIS CONHECIDOS UTILIZADOS SÃO FRUTAS, LEGUMES,
CEREAIS, FLORES, FUMOS, VELAS, ERVAS, PLANTAS, INCENSOS, ÁGUA
MINERAL, ÁGUA DE CÔCO, SUCO DE FRUTAS.
ALGUNS TERREIROS DE UMBANDA, QUE UTILIZAM CARNES OU PEIXES EM SUAS OFERENDAS SÃO CASAS CHAMADAS DE UMBANDA DE NAÇÃO.

ALGUMAS OFERENDAS AOS ORIXÁS NOS CULTOS DE CANDOMBLÈ, INCLUEM
ELEMENTOS DE VIBRAÇÃO ANIMAL COMO FEIJOADA PARA OGUM, ACARAJÉ
PARA IANSÃ ENTRE OUTROS.

OS SIMPATIZANTES DO CULTO E NÃO INICIADOS QUE DESEJEM OU SINTAM
NECESIDADE OFERENDAR A UM ORIXÁ, DEVEM FAZÊ-LO ATRAVÉS DE UM
BABALORIXÁ OU UMA IALORIXÁ (PAI E MÃE DE SANTO).
POIS NÃO TÊM NEM O CONHECIMENTO NEM A INICIAÇÃO RITUAL.

Fazer oferenda para Orixá não garante sucesso em tudo, a menos que seja um pedido dos orixas, porque não se pode andar fazendo rituais a torto e a direito. Antes que se busque uma Casa séria e competente, não simplesmente dando ouvidos a quem te diz que isso ou aquilo é cobrança e repense a relação que você deseja ter com o seu orixá, não dê nada pensando em retorno financeiro e só faça a oferenda se for para agradecer pela vida, pelos dons e por respeito aos orixas, com certeza sem cobrança eles ajudam a encontrar a superação dos problemas pessoais.

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