quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O JOGO DE BÚZIOS


O JOGO DE BÚZIOS POR ODU

O ser humano sempre questionou o motivo de sua estadia sobre a terra e,principalmente, o mistério que envolve o seu futuro.

A insegurança em relação ao porvir fez com que o homem tentasse, de diferentes maneiras, prever o que lhe estava reservado, precavendo-se desta forma da má sorte, ao mesmo tempo em que assegurava a efetivação de acontecimentos tidos com benefícios.

Muitos são os processos utilizados nesta finalidade e, no decorrer dos séculos,

diversos sistemas oraculares foram desenvolvidos e largamente acessados com maior ou menor possibilidades de erros e acertos.

Dentre os sistemas oraculares utilizados pelos humanos, na ânsia de descobrir o

futuro, ou contactar as deidades com a finalidade de desvendar o motivo de suas

provações, destacamos alguns como, a astrologia, a cartomancia, a quiromancia e a

geomancia, que por sua popularidade e confiabilidade, continuam a ser muito solicitadas nos dias atuais.

Quase todos os oráculos, independente de sua origem cultural, tendem ao aspecto

religioso, sugerindo sempre uma prática ritualística de caráter muito mais místico do que cientifico.

No Brasil, o sistema divinatório mais amplamente divulgado, aceito e praticado, é o

popularmente denominado “Jogo de Búzios”, que tem suas origens nas religiões africanas, mais especificamente no culto de Orunmilá, o Deus da Sabedoria e da Adivinhação.

Nossa cultura assimilou de forma notável os costumes oriundos do continente

africano, legados pelos escravos que, no decorrer de vários séculos, foram para aqui

trazidos de forma trágica e brutal.

A música, a culinária, a maneira de ser e de agir do brasileiro testemunham, de

forma inequívoca, esta influência, de que não poderia deixar de ser verificada também, na postura de nosso povo diante das religiões, quando, independente de sua opção ou credo, adota sempre uma atitude pautada no profundo misticismo.

Para o brasileiro, como para o africano, não cai uma folha de uma árvore sem que

para isto não haja uma pré determinação espiritual ou um motivo de fundo religioso.

As forças superiores são sempre solicitadas na solução dos problemas do quotidiano e, seja qual for a religião professada pelo indivíduo, a prática da magia é sempre adotada na busca de suas soluções, mesmo que esta prática mágica seja velada ou mascarada com outros nomes.

Sentimo-nos na obrigação de esclarecer ainda que, o Jogo de Búzios como base

como todos os demais processos divinatórios, exige como pré requisito para que possa ser acessado, algum tipo de iniciação por parte do adivinho, assim com a consagração dos objetos concernentes a prática oracular.

O que é Odú? - Qual a sua relação com o sistema divinatório e com o ser humano?

Não faz muito tempo, o tema era considerado segredo e o termo Odú, assim como o nome das dezesseis figuras eram considerados tabu. A simples menção de um destes nomes na presença de iniciados de alta hierarquia era dita e havida como falta de respeito, como um verdadeiro sacrilégio.

Esta postura radical concorreu para que a maior parte do conhecimento sobre o tema desaparecesse através dos anos, na medida em que aqueles que o detinham, negavam-se a transmiti-lo, levando para a sepultura o que lhes havia sido legado por seus antepassados, colocando desta forma, para o efetivo esclarecimento de

subsídios fundamentais e indispensáveis ao correto procedimento oracular.

Os Odu de Ifá são divididos em duas categorias distintas, a saber:

Os Odu Meji (duplo ou repetidos duas vezes). São em números de dezesseis e compõem a base do sistema, sendo por isto conhecido também como Odu Principais.

Os Omo Odu ou Amolu, resultado da combinação dos 16 Meji entre si, o que proporciona a possibilidade de surgimento de 240 figuras compostas ou combinadas que somadas aos dezesseis principais totalizam o numero de 256 figuras oraculares.

Para melhor compreensão, apresentamos algumas figuras combinadas para que se

possa visualizar a diferença existente entre suas representações indiciais em comparação as 16 figuras anteriormente relacionadas:

Somente os Jogos de Ikin e de Okpele permitem acessar os 256 Odu que totalizam

as possibilidades de revelação do sistema. O merindilogun se reporta somente a

interpretação dos 16 Meji, pois cada lançamento condiciona-se ao surgimento de um Odu Meji, impossibilitando o encontro e conseqüente combinação entre eles.

Lenda odu

Segundo uma lenda de Ifá, o acesso a adivinhação não era permitido as mulheres,

numa época em que só se conheciam os jogos de Ikin e de Okpele. Instigados por Oshun, Eshú Elegbara, assistente direto de Orunmila, apoderou-se do segredo dos 16 Meji, revelando-o a Oshun para que pudesse advinhar através dos búzios. Em pagamento, Eshú exigiu que todos os sacrifícios determinados pelo Oráculo fossem a partir de então, entregues a ele, até mesmo os destinados aos outros Orishas, dos quais retira sempre para si, uma boa parte.

Ao contrário do que muitos pensam, todos os Odu de Ifá são portadores de coisas

boas e de coisas ruins, o que nos leva a concluir que não existem Odu positivos ou

negativos. Esta acertiva faz com que se complique ainda mais a adivinhação, na medida em que o O “olhador” que interpreta a leitura de búzios tem que interpretar se a mensagem trazida pelo Odu que se faz presente é boa ou ruim. Existem algumas figuras que são na maioria das vezes portadoras de boas notícias mas que podem também prenunciar coisas terríveis, acontecimentos nefastos, loucura miséria e morte.

É indispensável portanto a qualquer pessoa que pretenda jogar búzios, um

conhecimento no mínimo razoável dos 16 Odu Meji, seus significados, suas características, suas recomendações e interdições, os tipos de bênçãos ou de maus augúrios dos quais podem ser portadores, com quais Orixá e demais entidades podem estar relacionados, os tipos de sacrifícios que determinam, etc.

Os 16 odus são:

1- Okaran - Exu

2- Ejiokomeji - Ogum e Ibeji

3- Etaogundá - Obaluaiê e Ogum

4- Yorosun - Iemanjá

5- Osé - Oxum

6- Obará - Oxóssi, Logunedé

7- Odi - Obaluaiê

8- Ejionilé - Oxaguiã

9- Osá - Iansã

10- Ofun - Oxalufã

11- Owarín - Ogum, Iansã e Exu

12- Ejilaseborá - Xangô

13- Odilobán - Nanã

14- Iká - Oxumaré e Ossaim

15- Obeogundá - Ewá, Obá, Oxumaré e Omolu

16- Aláfia - Orumilá e todos os Orixás funfun



O Oráculo Divinatório de Ifá.

Denomina-se Oráculo Divinatório de Ifa, o sistema de adivinhação utilizado pelos

Babalawo, sacerdotes consagrados ao culto de Orunmila “O Deus da adivinhação e da sabedoria”, considerado como a principal divindade do sistema religioso de culto aos Orishas.

O Babalawo (Pai que possui o segredo), é o sacerdote de maior importância dentro

do sistema em questão. Todos os procedimentos ritualísticos e iniciáticos dependem de sua orientação e nada pode escapar de seu controle. Para absoluta segurança e garantia de sua função o Babalawo dispõe de três formas distintas de acessar o Oráculo e, por intermédio delas, interpretar os desejos e determinações das Divindades e de outros Seres Espirituais. Estas diferentes formas são escolhidas pelo próprio Babalawo, de acordo com aimportância do evento a ser realizado, de sua gravidade e significado religioso. O jogo de búzios é considerado um oráculo de Ifá , que usa essas conchas como instrumentos divinos da comunicação espiritual , “falada”pelos deuses africanos e transmitidas aos homens pelos Babalaôs , Babalorixás e Yalorixás .

Ifá não é magia . É o transmissor , o sábio dos deuses . A sua arte é considerada esotérica com codificações da vida , do dia - a -dia .
Olorum criou os quatros elementos : a terra , a água , o fogo e o ar . Destes foram gerados os elementos , que geraram todas as coisas vivas sobre o planeta. Foram atribuídos a cada um destes elementos quatros Odus , ou seja , quatro signos interligados dos destinos :
TERRA : Odus Irosun , Egi Laxeborá , Ika Ori e Obará , representam o caminho da tranqüilidade à riqueza ; ÁGUA : Odus Egi Okô , Ossá , Egi Ologbo e Oxé , representam o caminho da dúvida ao triunfo ; AR : Odus Egi Onilé , Ofun , Obé Ogunda e Alafia , representam o caminho da indecisão até à paz ; FOGO : Odus Okaran , Odi , Owarin e Eta Ogundá , representam o caminho da insubordinação até à guerra .



O Jogo de Ikin ou o Grande Jogo.

Por sua importância e precisão o Jogo de Ikin é utilizado exclusivamente em

cerimônias de maior relevância e só pode ser acessado pelos Babalawo, sendo direito exclusivo desta casta sacerdotal.

Compõe-se de vinte e uma nozes de dendezeiro, que são manipuladas pelo

adivinho, de forma a proporcionarem o surgimento de figuras denominadas Odú,

portadoras de mensagem que devem ser codificadas e interpretadas para que sejam

corretamente transmitidas aos interessados.

Todo este procedimento é revestido de um verdadeiro ritual e cada figura surgida é

inscrita no tabuleiro, é saudada com cânticos e rezas específicos, que tem por finalidade

garantir sua fixação e proteção assim como ressaltar o respeito com que são tratadas.

Por sua complexidade, o Jogo de Ikin exigiria, para ser descrito integralmente, uma

obra composta de muitas e muitas páginas, como por exemplo o magnifico trabalho de Bernard Maupil, “La Geomancie a I’ancienne Cote des Eclaves”, que versa sobre o tema com excepcional propriedade.

Para melhor compreensão, apresentamos as representações indiciais dos 16

(dezesseis) Odú Meji ou figuras principais do sistema oracular, adotando para isto a ordem de chegada aceita pelos Babalawo nigerianos.


O JOGO DE OKPELE

O Jogo do Okpele obedece a mesma ritualistica exigida pelos Ikin, sendo como este,

exclusividade dos Babalawo. Trata-se no entanto de um processo mais rápido, já que um único lançamento do rosário divinatório proporciona o surgimento de duas figuras que combinadas formam um Odu.

O colar ou rosário aqui usado, é formado por uma corrente de qualquer metal, onde

são presas oito favas, conchas, ou quaisquer objetos de forma e tamanhos idênticos, que possuam um lado côncavo e outro convexo, que irão possibilitar de acordo com suas disposições em cada lançamento a “leitura” do Odu que se apresenta.

Existem correntes confeccionadas com pedaços de marfim, pedaços de osso, cascas de coco, etc., sendo que a preferência da maioria dos Babalawo, recai sobre um determinado tipo de semente natural da África Ocidental, conhecida como “fava de Okpele” que por sua forma, adapta-se perfeitamente as necessidades do rosário divinatório de Ifá.

As favas ou outros materiais utilizados para este fim, são presas pelas extremidades

a corrente, mantendo entre si uma distância sempre igual. com exceção das quartas e quintas favas, que guardam entre si, uma distância um pouco maior do que a que separa as demais, o que torna possível a sua manipulação por parte de advinhos.

Na hora do lançamento, a corrente é segura neste exato local pelos dedos indicador

e polegar da mão direita, suas pontas pendentes são batidas de leve sobre o solo, o que permite que suas favas se agitem livremente, balançadas algumas vezes e lançadas com as pontas voltadas pra o advinho.

Cada “perna” da corrente contendo quatro favas, apresenta uma figura

considerando-se as fechadas como um sinal duplo e as abertas como um sinal simples, que deverão ser transcritos para a superfície do tabuleiro Opon Ifá.

Todo o procedimento é idêntico ao do Jogo de Ikin, as figuras são inscritas no Opon,

saudadas interpretadas e decodificadas pelo Babalawo. As rezas e cânticos são os

mesmos, só o processo de apuração é diferente.


MERINDILOGUN - O JOGO DE BÚZIOS.


O Jogo de Búzios ou Merindilogun, tornou-se no Brasil, o sistema oracular mais

amplamente aceito e difundido. Raros são os indivíduos residentes em nossa terra que nunca tenha recorrido aos seus serviços quer seja por simples curiosidade, que seja por real necessidade.

A preferência do brasileiro por este sistema verifica-se, provavelmente pela

inexistência de Babalawo no Brasil, o que torna absolutamente impossível o acesso aos dois processos adivinhatórios anteriormente descritos, enquanto que os búzios podem ser jogados por qualquer um que seja iniciado no culto dos Orishás, independente de cargo, grau ou hierarquia.

É Eshú quem através dos búzios, intermedía a comunicação entre os homens e os

habitantes dos mundos espirituais, levando os pedidos e trazendo os conselhos e

orientações, os recados e as exigências.

Uma outra vantagem que o jogo de búzios apresenta sobre os outros sistemas

oraculares existentes em nossa terra é o fato de não somente diagnosticar o problema, como também apresentar a solução através de um procedimento mágico denominado ebó.

Nenhum comentário: