quinta-feira, 3 de novembro de 2011

VOCÊ COLABORA COM SEU TERREIRO?


Sem dinheiro não conseguimos comer, vestir, ou simplesmente pegar um ônibus , entre outras atividades sociais...Nosso lema é :" dar de graça o que de graça recebemos." Por essa máxima se dá a ética: não cobrar um único centavo pelo trabalho espiritual, no entanto, quem paga as bebidas, velas, defumação, flores, imagens, pintura do barracão, produtos de limpeza, água, luz...
O dirigente deve pagar tudo a fim de valer sua condição de "beneficiário maior" ou este é "seu carma", o de manter sozinho, o trabalho que é realizado por um grupo de médiuns, uma comunidade?

Então os outros médiuns, todos templos vivos de Deus deste templo individual, que se reúnem no coletivo ( terreiro), não têm a mesma responsabilidade que seu dirigente/ sacerdote,?

Para um médium assumir, realmente esse compromisso mediúnico deve ter na Umbanda e em sua mediunidade espiritual, uma prioridade perante a vida, na qual não deve haver compromisso que seja que o libere de estar presente de forma consciente com suas responsabilidades, que não se limita apenas a "vir" e "vestir branco", além de se mostrar presente e disposto a ajudar deve se informar também, de como colaborar com o templo que o acolheu, tomando conhecimento de suas necessidades e despesas.

Direitos e deveres, obrigações e responsabilidades, também fazem parte de um trabalho espiritual.
Não é difícil identificar médiuns acomodados, encostados e muito mal acostumados, que nada contribuem para as condições físicas, básicas e mínimas necessárias para realizar um trabalho espiritual.

Muitos esquecem de que se o mundo espiritual é sagrado na realidade do terreiro, o "chão do Templo é solo sagrado, no qual "pisam" Orixás e Guias Espirituais, tudo é sagrado, o altar, a tronqueira, pois tudo compõem o todo que é a casa de fé, espaço magístico, místico e religioso.

O Médium que não tem como prioridade participar efetivamente da sustentação material para a sua realização espiritual, não é merecedor da mesma, salvo raras exceções de médiuns em dificuldades reais, de desemprego, diferentemente daqueles que, por não priorizar a "Sua Casa", vivem dando desculpas de que "estão apertados este mês", " andam sem recurso", simplesmente porque têm outros gastos que vem antes do seu compromisso, com a casa que o acolheu. Se sobra um "dinheirinho"já está destinado a cervejinhas, baladinhas...qualquer outra atividade, menos ao compromisso assumido.

Alguns se gabam de sua espiritualidade, certos de que atender em sua própria casa é o bastante,
e não precisa colaborar com o principal, o templo que o acolhe!

Assim sendo, não tenha vergonha nem pudor, explique a sua corrente mediúnica: Dar uma pequena contribuição mensal para a manutenção de seus trabalhos espirituais e outras atividades realizadas pelo terreiro que o acolheu é o mínimo que se espera de quem assumiu o compromisso.

Mas se para aqueles que sempre estão descontentes, que reclamam de tudo, há uma opção deveras interessante e pela qual muitos "umbandistas descontentes" já fizeram...Trocar a pequena colaboração,por uma mensalidade de 10% do seu salário apresentando o holerite para cálculo do "bom e justo dízimo"...
Axé!

Nenhum comentário: