sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O USO DAS ERVAS NA UMBANDA E NOS CULTOS AFRICANOS

Motumbá, queridos irmãos em Fé, Bençãos da Mãe Natureza em nossas vidas!

Como praticante de Umbanda, mas vivenciando a influencia dos cultos de nação em nossa religião,venho lhes falar sobre o diferente uso das ervas na Umbanda e no Candomblé .

Falo diferente, porque Umbanda, mesmo com toda essa influencia, não é Candomblé. A Umbanda tem conceitos próprios para o uso das ervas.

  • Na Umbanda, não se cultua diretamente o orixá Ossayn. No máximo, é dedicado um assentamento, simples e objetivo, ou um canto de reverencia na abertura dos trabalhos, e assim mesmo, as casas de Umbanda cujo dirigente tem ascendência do culto de nação.

  • Já nos Candomblés, a máxima "Kosi Ewe,Kosi Orixá", é imperativa. "Sem folha não há Orixá". O respeito é fundamental. Conhecer os preceitos e fundamentos do Orixá, é resistência cultural. É necessário uma versatilidade na língua ioruba, isso porque não é uma língua escrita e sim verbal, ou seja, é necessário destreza para "cantar" seus fonemas para corretamente descrever todos os cantos das ervas e de seu Orixá sustentador, Ossayn. Só se ativa um elemento ao conhecer seu nome e sua aplicação, no Candomblé se acredita que se não conhecer a língua, os" engorossis", não se consegue a ativação da magia.

  • Na Umbanda, o culto é direto a Oxossi, o caçador reúne em seu contexto "o homem da medicina da mata". A grande corrente dos caboclos e dos juremeiros, é influencia viva de Ossayn no culto umbandista.A presença do caboclo reúne em si as características do índio, que enquanto caçador (Oxossi) é hábil, forte e vigoroso, representa a maturidade, a meia idade reúne a força da sobrevivência e o poder do guerreiro. Ao mesmo tempo, reúne a sabedoria das folhas (Ossayn), das matas, remédios e receitas naturais, banhos, defumações, garrafadas e chás que compõem seu conjunto de trabalho nessa farmácia natural.
  • Já no Candomblé, há o babalossayn, responsável pela colheita, preparo e manutenção das ervas.Sem folha não há Orixá, e sem seu manipulador natural não há culto.Ele deve conhecer o nome correto de cada erva e os cânticos que irá desencadear a magia.
Portanto, as ervas estão presentes em todos processos de magia, dentro dos cultos de matriz africana. Seja na Umbanda ou no Candomblé, a presença das ervas é uma realidade. Seja em nome de Ossayn ou Oxossi, em nome da Jurema, a erva desempenha seu papel sustentador das magias.

Vejamos uma das lendas africanas de Ossayn, para que assim, possamos compreender um pouco sobre a magnetude desse maravilhoso Pai.

OSSAYN DÁ UMA FOLHA PARA CADA ORIXÁ

Ossayn, filho de Nanã e irmão de Oxumarê, Eua e Obaluayê, era o senhor das folhas, da ciência e das ervas, o orixá que conhece o segredo da cura e mistério da vida. Todos os orixás recorriam a ele para curar qualquer molestia, qualquer mal do corpo. Todos dependiam de Ossayn na luta contra a doença.
Um dia Xango, que era o deus da justiça, julgou que todos os orixás deveriam compartilhar o poder de Ossayn, conhecendo o segredo das ervas e o dom da cura.Xango sentenciou que Ossayn dividisse suas folhas com os outros orixás. Mas Ossayn negou-se, Xangô então ordenou que Iansã soltasse o vento e trouxesse ao seu palacio todas as folhas das matas de ossayn para que fossem distribuídas aos Orixás, Iansã fez o que Xango determinara. gerou um furacão e derrubou as folhas e plantas e as arrastou pelo ar em direção ao palácio de Xango. Ossayn percebeu que estava acontecendo e gritou: "euê Uassá!" ( "as folhas funcionam!")

Ossayn ordenou às folhas que voltassem às suas matas e as folhas obedeceram. Mas só algumas retornaram, as que já estavam em poder de Xango não voltaram, mas perderam o Axé, perderam o poder de cura.

O Orixá Rei, que era um orixá justo, reconheceu e admitiu a vitória de Ossayn .Entendeu que o poder das folhas deveria ser exclusivo de Ossayn e que assim devia permanecer através dos séculos. Ossaim,, contudo, deu uma euê (ewé) folha para cada orixá.

Cada folha com seus axés e seus efós, que são as cantigas de encantamento, sem as quais as folhas funcionam. Ossayn distribuiu as folhas aos orixás para que eles não mais o invejassem.

( do livro Mitologia dos Orixás de Reinaldo Prandi.)

ALGUMAS ERVAS DOS ORIXÁS

Abaixo estão relacionadas as ervas mais conhecidas e usadas na Umbanda para banhos e outras finalidades.

Oxalá - Boldo ou Tapete de Oxalá; Saião ou Folha da Costa ; Manjericão ou Alfavaca Branca ; Sândalo; Patchuli; Colônia; Alfazema; Algodoeiro; Capim Limão; Girassol; Maracujá; Jasmim; Erva Cidreira. entre outras.

Xangô - Levante ou Elevante; Quebra-Pedra; Fortuna ; Erva Lírio; Pata de Vaca; Pára-Raio; Gervão Roxo; Manjericão Branco; Erva de Santa Maria; Malva Branca; Sucupira; Limoeiro; Café; Alecrim do Mato, entre outras.

Ogum - Espada de São Jorge; Peregum Folhas Amarelas e Verdes; São Gonçalinho; Aroeira; Vence-Demanda; Comigo-Ningém-Pode; Romã; Jurubeba; Mangueira; Pinheiro; Goiabeira; Abacateiro; Canela, entre outras.

Obaluaiê (Omulu) - Hera; Canela de Velho; Assa-Peixe; Erva-de-Passarinho; Levante ou Alevante; Jurubeba; Manjericão Roxo; Camomila; Babosa; Mamona Branca; Aroeira; Jamelão; Carnaúba, entre outras.

Yemanjá - Manjericão; Colônia; Saião; Levante; Jasmim; Malva Rosa; Lágrimas de Nossa Senhora; Pata de Vaca; Parreira; Camomila ou Macela; Poeijo; Trevo; Violeta; Boldo; Alaga Marinha; Gerânio, entre outras.

Oxóssi - Alecrim do Campo; Peregun Verde; Mangueira; Chapéu de Coro; Abre Caminho; Vence-Demandas; Jureminha; Erva Doce; Pitangueira; Romã; Sabugueiro; Malva Rosa; Levante; Capim Limão; Violeta, entre outras.

Nanã - Erva Quaresma; Manjericão; Agoniada; Mostarda; Agrião; Bertalha; Espinafre; Hortênsia; Cedinho; Erva-Cidreira; Camomila; Beringela; Erva-Mate; Avenca; Jaqueira; Cavalinha, entre outras.

Oxum - Jasmim; Erva -Cidreira; Colônia; Agoniada; Camomila; Lágrimas de Nossa Senhora; Erva Doce; Lírio Amarelo; Mamão; Boldo; Vitória-Régia;Gengibre;Melancia;Agrião; Melão; Coentro; Celidônia, entre outras.

Yansã - Pára-Raio; Dormideira; Erva Santa Bárbara; Cana do Brejo; Erva Prata; Gervão Roxo; Anil.; Violeta; Losna; Arruda; Orquídea; Mal-me-quer; Alfazema; Anil; Cipó Azogue; Alfazema de Caboclo, entre outras.

Ibeji - Amoreira; Anil; Alfazema; Abre-Caminhos; Parreira; Colônia; Erva-Cidreira; Pitangueira; Camomila; Erva Doce; Cajá; Morango; Capim Limão; Lírio; Benjoim; Tangerina; Fruta de Conde; Hortelão, entre outras.

Exú - Vassourinha; Fumo; Babosa; Tiririca; Bananeira; Pinhão Roxo; Vence-Demandas; Comigo-Ninguém-Pode; Jurubeba; Urtiga; Amendoeira; Bambu, entre outras.

ERVAS PARA AFASTAR MAUS ESPÍRITOS

São usadas para fazer Sacudimentos de Pessoas e Ambientes como: Losna; Cipó; Comigo-Ninguém-Pode; Fumo; Alho; Crisântemo; Bananeira; Abre-Caminhos; Espada de São Jorge; Pinhão Roxo; Guiné; Mamona, entre outras.

ERVAS PARA AMULETO

Usadas com a finalidade de Proteção e Segurança, são as seguintes: Alfavaca ou Manjericão; Guiné; Arruda; Indirí; Alecrim; Canela Preta; Espada de São Jorge, entre outras.

ERVAS CONTRA FEITIÇOS

Betônica; Briônia, entre outras

ERVAS PARA TRABALHO

Tais como Imantação de Otás, Materiais de Culto, para o ORI, são elas: Obi; Orobô; Urucum; Dandá; Erva de Passarinho; Pimenta; Bejerecum; Bálsamo de Tolu; Choupo; Amansa-Besta; Canela; Aridam, entre outras.

Uma das formas de utilização das ervas na Umbanda, são na forma de banho. Os banhos de descarrego são usados para eliminar vibrações negativas, limpando o perispírito de miasmas negativos, magia negativa ou mesmo da influência de obsessores. Os banhos de fixação, para adquirir vibrações positivas, vitalizando os chacras do médium de energia positiva para fortalecimento dos processos mediúnicos ou de ligação do espírito encarnado com seus guias e entidades atuantes.

O uso destes banhos são de grande importância e depende do conhecimento e uso de ervas e raízes, nas suas diferentes qualidades e afinidades, que devem entrar na composição dos mesmos, não se podendo facilitar quanto a isso.

  • Geralmente para banhos deve-se usar as ervas frescas, e este deve ser preparado dentro de um ritual, o qual consiste em:

1. Nunca ferver as folhas junto com a água.

2. As folhas devem ser maceradas ou quinadas e colocadas em vasilhas de louça, ágata ou potes de barro.


3. Em alguns casos, quando não houver necessidade de água quente, as ervas devem ser quinadas diretamente sobre a água.

4. É conveniente usar sempre água de boa qualidade, como pôr exemplo: água de cahoeira, de poço ou água mineral.

  • Ocorre uma diferenciação, também, na forma em que se deve tomar o banho. No de descarrego, deve-se molhar do pescoço para baixo, jamais a cabeça; já no banho de fixação, este deve ser tomado de corpo inteiro. Não se deve enxugar o corpo totalmente após os banhos indicados na Umbanda, para que haja maior captação ou eliminação da energia propiciada pelas ervas usadas no banho.

ERVAS UTILIZADAS PELOS GUIAS ESPIRITUAIS.



Abaixo estão algumas ervas utilizadas pelos guias espirituais na Umbanda, no entanto, vale lembrar que as ervas a serem utilizadas por cada guia é de ordem pessoal, pois cada um tem sua erva específica de trabalho, sabendo como melhor trabalha-lá .
Os Guias Espirituais são os grandes conhecedores dos Mistérios Sagrados das Ervas , nosso dever é estudar sempre, para facilitar os trabalhos dos Guias e assim ter capacidade de discernir o certo do errado.

  • CABOCLOS: Guiné, Boldo, Espada de São Jorge, Cipó Caboclo, Abre Caminho, Folha de Manga, Dnadá da Costa, Cipó Mil Homens, Catuaba.

  • PRETOS VELHOS: Guiné, Arruda, Lágrima de Nossa Senhora.

  • ERÊS- CRIANÇAS:Alfazema, Levante, Rosas, Funcho, Erva Doce, Guaraná, Folhas de Anil.

  • BOIADEIROS: Alecrim do Campo, Capim Manteiga, Cravo da Índia, Folha de Manga, Gravatá, Chapéu de couro.

  • BAIANOS: Folha de Coqueiros, Folha de caju, Casca de Coco Verde, Folhas de Laranjeira, Erva Cidreira, Coentro.

  • MARINHEIROS: Levante, Cravo da Índia, Hortelã, Salsão, Manjericão, Boldo, Losna, Carqueja, Jurubeba.

  • CIGANOS: Folhas e Flores de Laranjeira, Violetas, Rosas, Folha de Fortuna,Cravos, Maçãs, Folha de Romã, Girassol, Cravo da Índia, Arroz, Trigo, Hortelã.

  • EXUS : Amendoeira, Amoreira, Aroeira, Arruda, Beladona,Cabeça de Nego, Cajueiro, Cana de Açúcar, Cebola, Fedegoso, Folha de fortuna, Mamão Bravo, mamona, Mangueira, Pinhão Branco, Pinhão Roxo, Comigo Ninguém Pode, Folha de Fumo.

  • POMBAGIRAS: Rosas Vermelhas, Brinco de Princesa, Patcholi, Benjoim, Maçã, Dama da Noite, Canela, Orquídea.

  • EXUS MIRINS: Semente de mamona, Casca de bananeira, Romã.




Nenhum comentário: