domingo, 20 de novembro de 2011

RESPONSABILIDADE...


Desde criança ouvimos nossos pais falarem em responsabilidade, crescemos reproduzindo essa

palavra e, supostamente, aprendendo e praticando o seu sentido. Buscamos em todos os momentos

de nossa vida “Ser Responsável”.

Quando falamos em religião, ou melhor, em Umbanda, essa palavra é quase que um mantra sagrado e, as vezes, ameaçador.Muitas vezes, nos colocamos e nos julgamos responsáveis. Responsáveis pela religião, pela Umbanda, pelo médium, pela mediunidade, por vidas e assim por diante.

No entanto, será que sabemos o que é responsabilidade?

Se buscarmos a etimologia da palavra “Responsabilidade” encontraremos a

seguinte definição: vem do Latim RESPONSABILITAS, de RESPONSUS;

particípio passado de RESPONDERE - “responder, prometer em retribuição”;

formado por RE - “de volta, para trás”; mais SPONDERE - “comprometer-se,

prometer”. Deriva do Grego SPONDE - “libação solene”; do Indo-Europeu

SPEND - “fazer uma oferta, cumprir um rito”.

Confuso? Se formos ao dicionário Aurélio ele nos diz: 1. Situação de um agente consciente com relação aos atos que ele pratica voluntariamente. 2.Obrigação de reparar o mal que se causou a outros.

Conclusão: é muita responsabilidade falar de Responsabilidade!

Esta é uma palavra dual que pode representar o lado bom ou o lado mal do ser humano.

Responsabilidade expressa consciência absoluta voluntária, erro praticado que é

necessário reparar e/ou compromisso acertado. É muito triste ver tanta irresponsabilidade dentro da Umbanda. São médiuns se

aproveitando de seus dons mediúnicos, se colocando na frente da Entidade e deixando aflorar o seu querer invejoso, vaidoso e autoritário, ou se recusando a cumprir suas missões espirituais, exteriorizando seu íntimo aproveitador e egoísta.

São Pais,Mães, Dirigentes e Sacerdotes colocando a nossa Umbanda em situações cada vez mais ridículas e ofensivas, desmerecendo todo o encantamento, beleza e ação divina que a Espiritualidade Superior, incansavelmente, demonstra e realiza em nossas vidas.

Falam em responsabilidade social, religiosa, cultural, familiar e política. Falam que são responsáveis por isso ou aquilo, por aquele ou esse e, no entanto, muitas vezes estão manipulando a vida das pessoas, prejudicando todo um conjunto, uma amplitude que vai além de nossos olhos, somente para que sejam feitas as suas vontades, aqui na Terra ou no Céu, imaginando-se deuses na onipresença e onisciência divina.

O que será que estão querendo nos mostrar as Entidades de nossa querida Umbanda quando dizem aquelas frases acima mencionadas?

É responsabilidade as ações dominadoras e ameaçadoras de “pais e mães espirituais” que, sustentados pela falsa ideologia da responsabilidade, usam e abusam de seus médiuns e do próximo sem um pingo de amor ou coerência e com isso ao invés de reparar, erram ainda mais?

É responsabilidade os líderes religiosos transformarem o Altar, que é Sagrado e de sua responsabilidade consciente absoluta e voluntária, em comércio ou palcos, deixando de lado a suas “obrigações” espirituais e religiosas?

É responsabilidade os médiuns esquecerem de SEUS compromissos acertados no astral, com o próximo e com eles mesmos, negarem seus dons mediúnicos e estarem na Umbanda querendo apenas receber?

Será que Boa Intenção é Responsabilidade?

Será que Sensibilidade é Responsabilidade?

NÃO! Quem já não ouviu aquele ditado: ‘de boa intenção o inferno está cheio’ ?

Reflitamos sobre nossas RESPONSABILIDADES, sobre nossas ações e

sobre nossas promessas...

MOTUMBÁ A TODOS...

Nenhum comentário: