Na Umbanda, a imagem dos Caboclos referem-se a indígenas que viveram no planeta terra em épocas distantes e que habitaram diversas regiões, possuindo civilizações que á primeira vista poderiam parecer primitivas, mas possuíam grande sabedoria - astecas, incas, maias e os demais povos que habitaram a América do Norte e America do Sul em tempos remotos.
As falanges de Caboclos são capazes de penetrar em todas as Linhas e atuar em diversas vibrações, mas cada Guia possui a sua vibração original.Antes se acreditava que os Caboclos só pudessem trabalhar na vibração de Oxossi, mas eles possuem vibrações diferentes, e podem se apresentar também sob a vibração de outros Orixás, não sendo necessário que a vibração do Caboclo seja coincidente com a vibração de cabeça do médium, ( Orixá de "frente" do médium ).
São grandes conselheiros, pregam a caridade e o amor ao próximo e a natureza. Em seus trabalhos costumam utilizar pemba, velas,frutas, folhas,charutos - com sua fumaça limpam a aura dos consulentes durante os passes.Por meio de seus pontos riscados, realizam a magia limpando e evocando os elementais da natureza.
Durante os trabalhos demonstram seu caráter altivo, sincero e leal, sempre dispostos a ajudar. Seu Lar é a Aruanda - Colonia do Astral que abriga os Espíritos que militam na seara da Umbanda.
O fato desses espíritos se apresentarem sob a roupagem fluídica de índios se dá pelo gau de afinidade espiritual, não significando necessariamente que sejam espíritos de índios ou mestiços que se apresentam em terreiros. Algumas entidades caboclas costumam trabalhar também na desobsessão , e possuem grande poder no desmanche de magias e ataques espirituais.
- Elementos: As matas
- Data comemortiva: geralmente na segunda quinzena de janeiro ( dia 20) , quando se comemora o dia do Orixá Oxossi.
- Saudação: Okê! Caboclo!
- Cor: variada predominando o verde
- Cor da Guia: geralmente são feitas com sementes, dentes de boi, de cobra e outros animais.
- Flores: utilizam as que estão plantadas. Gostam de ver folhas espalhadas pela chão do terreiro em dia de festa.
- Comida seca: abobora moranga, como, milho verde, frutas e mel
- Velas: verdes, mas também azuis, vermelhas, brancas e amarelas
- Pedras: quartzo verde-escuro
- Metal: ferro, aço, manganês e zinco
- Banhos de descarrego: folhas ou essência de eucalipto.
FALANGES DE CABOCLOS ( Os mais conhecidos...)
- CABOCLOS DE OXALÁ: Caboclo Tupi; Caboclo Guarani,Caboclo Aymoré, Caboclo Ubiratan,Caboclo Ubirajara, Caboclo Urubatão da Guia.
- CABOCLOS DE OGUM: Caboclo Águia Branca, Caboclo Águia Dourada,Caboclo Águia Solitária, Caboclo Araribóia, Caboclo Beira- mar, Caboclo da Mata, Caboclo Icaraí, Caboclo Rompe Mato, Caboclo Rompe ferro, Caboclo Sete Matas.
- CABOCLOS DE XANGÔ: Caboclo Caramuru, Caboclo Cobra Coral, Caboclo -do -Sol, Caboclo Girassol, Caboclo Sete Montanhas, Caboclo Treme Terra, Caboclo Sete Luas, Caboclo Sete Cachoeiras.
- CABOCLOS DE OXOSSI: Caboclo Sete Flechas,Caboclo da Lua, Caboclo Arruda, Caboclo Boiadeiro, Caboclo Junco Verde, Caboclo Pena branca, Caboclo Pena Dourada, Caboclo Pena Verde, Caboclo Flecheiro, Caboclo Tupinambá, Caboclo Paraguassu.
- CABOCLOS DE OMULU: Caboclo Gira -Mundo, Caboclo Arranca Toco, Caboclo Pedra Branca, Caboclo Pedra Preta, Caboclo Tira Teima, Caboclo Tibiriçá.
- CABOCLOS DE IANSÃ: Caboclo Ventania, Caboclo Raio de Luz, Cabocla bartira, Cabocla Jurema, Cabocla Jussara, Cabocla Poti.
- CABOCLAS DE OXUM: Cabocla Iracema, Cabocla Jurema das Matas, Cabocla Jupira,
- CABOCLAS DE NANÃ: Cabocla Assucena, Cabocla Juraci, Cabocla Paraguassu, Cabocla
Nenhum comentário:
Postar um comentário