quarta-feira, 18 de maio de 2011

UM ESTADO COM O NOME OGUN, NA ÁFRICA

Localizado na região sudoeste da Nigéria, o estado de Ogun é tido como o portão de entrada do país no que diz respeito às áreas ligadas à educação, medicina, direito. Possui o maior número de universidades registradas na Nigéria (nove ao todo).

Ogun surgiu em fevereiro de 1976, desmembrado do velho estado do Oeste. Além de Abeokuta, capital do estado e importante centro mercantil e terminal de estradas e ferrovias provenientes da capital do país (Lagos) e outras partes do país, há em Ogun, outras cidades de destaque como Sagamu, Ijebu-Ode e Ilaro.
O estado nigeriano de Ogun está inteiramente nos trópicos. Faz limite com a República do Benin a oeste, com o estado nigeriano de Lagos e o Oceano Atlântico ao sul, com o estado nigeriano de Ondo a leste, e com os estados nigerianos de Oyo e Osun ao norte. Estimativas realizadas em 2003, apontavam uma população em torno de 3.400.000 habitantes para 2005.
A população tida como “indígena” pertence ao grupo étnico Yorubá, incluindo os Egba, Yewa, Awori, Egun, Ijebu e Remo. As principais línguas faladas no estado são Yorubá e Inglês. Alguns dos principais festivais tradicionais do estado são: Olumo, Ogun, Igunnuko, Osun e Orisa-Oko. Outros incluem Egungun, Obirin-Ojowu, Gelede, Oro e Sango.
As duas religiões dominantes na região são o Cristianismo e o Islamismo. As crenças tradicionais, culturais e religiosas (que incluem as de Orixá – tidas como indígenas), possuem uma forte influência da posição feminina na sociedade.

Fonte: Ogun State

Nenhum comentário: