terça-feira, 22 de março de 2011

CONTRA - EGUM

A palavra "Egum" vem do Yorubano (Nigéria) e significa desencarnado, espírito, alma. Pode ser um espírito sem luz, mas brando e calmo e pode ser um espírito sem luz, ruim, zombeteiro, confuso.


O "contra-egum" é um fio trançado de palha-da-Costa para ser amarrado no braço, impedindo a aproximação do Egum.

Contra-egun é uma proteção que se usa em determinados dias em que há muitos trabalhos na rua, muitos eguns soltos... Por exemplo: na minha casa usa-se no carnaval e durante a quaresma,época em que muito povo de rua sem doutrina e eguns estão "soltos". Então, uma maneira do rodante proteger o seu ori é utilizando um contra-egum para que nenhuma entidade da rua sem doutrina ou egun se aproxime dele nesses dias em que há muita carga negativa e despachos com as mais variadas finalidades na rua. Agora, dia 2/11 ( Finados), é um dia em que os rodantes (o povo do santo em geral) deve usar o contra-egun, porque muita gente faz trabalho na madrugada do dia 1º para o dia 2 e os cemitérios ficam lotados de eguns e espíritos sem doutrina.

Muito utilizado para afastar estes eguns após obrigação do filho de santo, que recebem este artefado durante as mesmas e guardam após consigo como símbolo de proteção. Porém deve ser usado toda vez que o médium tiver que visitar locais propícios a estes espíritos tais como cemitérios, hospitais, delegacias, presídios, hospícios, enfim, lugares tidos como "carregados".
Algumas pessoas alegam que contra egum pode ser utilizado nos braços, nas pernas ou na cintura, mas isso é um erro. O contra egum somente é utilizado nos braços, o que se usa nas pernas tem outro nome,( o OPACHORÔ que também pertence a Obaluayê e nesse utiliza-se um guizo preso, pois seu barulho espanta os eguns. ) Já na cintura usa-se o cordão umbilical ( Umbigueira) que representa a ligação direta do iniciado com seu Orixá. assim como o que se usa na cintura.

Sempre que tivermos utilizando contra egum, estamos impossibilitados de praticarmos sexo e de consumirmos bebidas alcoólicas, pois, que nessa fase, nosso Orixá está diretamente ligado a nós e como sabemos, essas coisas lhes são completamente estranhas e devemosa respeitá-los, permanecendo com o" corpo "mais limpo" que pudermos.

Se na sua casa, como na nossa, for preceito utilizar contra-egun, faça-o sem se envergonhar, ninguém tem nada com a sua religião, não precisa esconder, se achar que vale a pena, esclareça a pessoa com seus conhecimentos sobre o contra- egum. Mostre que sua Religião tem fundamentos e ensinamentos e que você é conhecedor deles.
AXÉ!




75 comentários:

Neusa disse...

bom dia, lendo e o que eu saiba o contra egum não se pode usa-la simplesmente sem antes energizar para que aja efeitos e como devemos proceder antes de usar sem mais que oxalá te ilumine.Por favor responde para meu email neusafava@hotmail.com

Aborisá Liah Ti Oyá Igbalé disse...

Olá minha querida, motumbá, desculpe a demora em reponde-la, mas já está enviada no seu e mail.Disponha sempre, que Oxalá e Oyá lhe cubram de bençãos.

Anônimo disse...

Eu quero saber tamb! e agora?

Carioquinha Gente Boa disse...

Boa noite! Gostaria de saber também como faço um contra egum. Qual todo o procedimento para fazê-lo? Trabalho em hospital e queria me proteger quando fosse ao mesmo. Aguardo retorno em juliana_contatos@hotmail.com

Obrigada e axé.

Athame disse...

Como energizar-la ( contra egun ) como fazer com que ela tenha poder pleno de proteção?
Quando saio para uma noite ( balada / boite)não posso leva-la comigo?^Se eu ber também não posso né? e se eu sair para ao noitada e leva-la no carro e não por no corpo assim podendo beber, é possivél? a mesma terá algum efeito?

Axé

Meu E-mail
votagus_roots@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite! Gostaria de saber também como faço um contra egum. Qual todo o procedimento para fazê-lo? com energiza-lo?
email: rafa24soares@gmail.com

rafael disse...

Boa noite! Gostaria de saber também como faço um contra egum. Qual todo o procedimento para fazê-lo? como energiza-lo?
email:rafa24soares@gmail.com

Anônimo disse...

Ola também gostaria de saber como faço um contra egun, o ritual que é feita, a qual Orixá ofereço, sou iniciado na nação nago, em Porto Alegre, e fico impressionado como quanta coisa não sei das nossas religiões afro, meu e-mail é
peterson.r.barcelos@bol.com.br

guian07 disse...

Boa noite! Gostaria de saber também como faço um contra egum. Qual todo o procedimento para fazê-lo? como energiza-lo? desde já agradeço! andersong.07@gmail.com

Anônimo disse...

como faço um contra egum, procedimentos... alexdoliveira@hotmail.com.br
desde ja obrigado!

Anônimo disse...

Boa Noite, gostaria de saber se para utilizar o contra egum deve-se utilizá-lo nos dois braços ?
Pode durmir com ele... tomar banho com ele ?
agradeço pela resposta .
email:
sergio.correa@ambienteseguro.com.br

Anônimo disse...

Boa noite! Gostaria de saber também como faço um contra egum. Qual todo o procedimento para fazê-lo? como energiza-lo?
email: headform@uol.com.br

Anônimo disse...

Sonhei noite passada com a palavra Egun sem nunca te la ouvido antes. Por duas noites consecutivas sinto como se tivesse algo subindo em minha cama, olho pensando ser minha filha e não é ninguém. As coisas aqui em casa com o meu marido não andam nada bem. A palavra Egun fixou em minha cabeça de tal forma que me fez vir até a Internet procurar saber o significado. Me ajudem no que fazer . É urgente. Obrigada!

Anônimo disse...

boa tarde queria saber qual o procedimento para usar o contra egum. queria saber se tem alguma reza ou alguma obrigação a fazer antes de usar o contra egum, por favor responda meu email. que oxala ilumine todos nós

onix.consultoria@bol.com.br

jonhi keit disse...

Olá, boa noite. A mãe de santo da minha tia me passou um contra egum para usar durante 21 dias. Eu já comecei. Passou junto com uns banhos e pemba, pois fizeram trabalho contr amim. Eu não bebo e nem fumo, mas posso ter relações sexuais? Se sim, de que forma?

jonhi keit disse...

Olá, boa noite. Recebi um contra egum de uma Mãe de Santo da minha tia com a finalidade de complementar com os banhos e a pemba que ela me passou, pois fizeram trabalho contra mim. Ela mandou eu usar durante 21 dias, já comecei. Não bebo e nem fumo. Eu posso ter relações sexuais? Obrigado

Anônimo disse...

bom dia estou indo em duas casas e uma mim disse que tem alguem fazendo feitiço pra mim,e ultimamemnte nada ta dando certo pra mim.
sirleneferreira@hotmail.com

Leandro disse...

Boa noite motumba! lendo e o que eu saiba o contra egum não se pode usa-lo simplesmente sem antes energizar para que aja efeitos e como devemos proceder antes de usar sem mais desejo muito axe e que o blog continue assim pois esta ótimo .Por favor responde para meu email madson.adne@yahoo.com.br

Unknown disse...

bom dia preciso urgente se possivel antes das 16:00 de hoje como fazer um contra egum , as rezas e o procedimento, a limpeza eu sei fazer, mais a reza nao. que meu oxala lhe fortaleça.
flavio_rochas@hotmail.com

Anônimo disse...

ola...gostaria de saber como faço para energizar um contra egum de braço?
comprei com buzio e sou humbandista.
por favor responda para retonini@hotmail.com

obrigada

Anônimo disse...

O contra egum é da umbanda ou candomblé? E a umbigueira qdo e quem pode usar?

Unknown disse...

bom dia

gostaria da reza de colocar e retirada de contra egum
podes mim fornecer oxala abençoi a bença

email. loide2005@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite ,gostaria que me enviasse se possivel a reza de colocada e retirada do contra egun.
Que Oxala nosso pai te abençoe.
ninha_pekerrucha@hotmail.com

Cryca Fonseca disse...

Boa noite! gostaria de solicitar as rezas para colocada e retirada do contra-egum, limpeza do mesmo. E qual a diferença do contra egum com e sem buzios. Desde já agradeço.
crysff@gmail.com

Marcia disse...

Boa tarde, fui orientada por um preto velho a comprar dois contra egum e colocar um em cada braço durante toda a quaresma. Ele me passou como devo fazer a limpeza, mas esqueci de perguntar como devo fazer para colocar . Como energizá-lo.
Meu email é: marciarocha_barros@hotmail.com

Agradeço desde já

Kleber disse...

Olá boa noite!

Gostaria de ampliar os meus conhecimentos, e para isso, gostaria de aprender a fazer, lavar, reza para imantar, reza para colocar e reza para retirar o contra-egum, poderia colaborar comigo? segue contato:kterribeli@gmail.com
Imensamente grato.

Unknown disse...

ola!
Adorei seu post muito esclarecedor e gostaria muito de saber como trançar um contra egum e todo ritual como a oração e tudo mais, se poder me dar uma resposta agradeço muito. que meu pai Ogum possa abrir todos seus caminhos.
liliane_dtnasouza@hotmail.com

Anônimo disse...

eu gostaria de saber orações para colocar e retirar o contra egum e banhos para fortalece-lo! desde já agradeço
carinessoares@yahoo.com.br

andre disse...

Gostaria de saber de alguma oração pra ajudar uma pessoa que está se afastando de suas crenças,familia ... tudo por um relacionamento feito,tudo indica que e trabalho ela mudou suas atitudes e pensamentos...

Anônimo disse...

Tbm acho mto esclarecedor,sei meu orixá,sei como fazer,mas não trabalhei nunca em terreiro.Desculpe,mas por ter em meu cotidiano,mto contato e exposição c eguns,eu necessito urgente de um.Não confio em nenhum aqui,babalorisá,nem yalorisá,é uma pena,pq a feitura só depende da BOA VONTADE,DA SINCERIDADE,SEI E SINTO,SE PASSAM ALGO E TENTAM ME ENGANAR,MEU ORIXÁ NÃO DEIXA NADA PASSAR,ME MOSTRA.Eu tinha a tarefa de abrir um terreiro,me foi passado por uma preta velha,creias ou não,na época,era viva e filha de escravo.Bem,pelo q digo,a minha idade é de pessoa madura.Tive o privilégio de conhecer essa vó,q hoje já se foi,eu era criança.Mas,o q eu noto,se não for alguma punição,pq eu desprezei a orientação e agora,não encontro nenhum terreiro,portas fechadas.Aqui onde moro é comunidade e barra pesada,o q me passaram de novo,é isso,só o contra egun,mas mta cautela,não sei quem pode fazer.Se eu fizer,não valerá nada.Queria saber,me perdoe a indiscrição,se isso é cobrado,ou paga-se.Um terreiro vendia,mas achei estranho,usar por usar,foi qdo assuntando,entendi q o dono do terreiro não queria ajudar os filhos,ele queria era ouro.Axé,e perdoe a franqueza,mas sou de falar direto.Se achar q mereço resposta,por gentileza a envie cá,não tenho tempo de acessar e-mail e por motivo de segurança,nunca passo.Foi-se o tempo em q mtos me enganavam,mas agora,não...Fiquei alerta.

Carla Patricia de Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Patricia de Lima disse...

Carla. Patriia@gmail. Com.
Como faço para ter um contra egum? Você pode me ensinar?

Carla Patricia de Lima disse...

Carla. Patriia@gmail. Com.
Como faço para ter um contra egum? Você pode me ensinar?

Carla Patricia de Lima disse...

Carla. Patriia@gmail. Com.
Como faço para ter um contra egum? Você pode me ensinar?

Carla Patricia de Lima disse...

Como faço para ter um contra egum? Você pode me ensinar?

Anônimo disse...

Carla Patricia de Lima, se não conseguiu ainda informações sobre o contra egum, me mande um e-mail escrtucarh@terra.com.br.

Anônimo disse...

Boa noite, tenho um amigo que esqueceu de tirar o contra egun e teve relações sexuais, o que ele deve fazer?

Renata disse...

Boa noite. Gostaria de saber como fazer um contra egum , as rezas e o procedimento, a limpeza eu sei fazer. Se puder ficarei grata. Infelizmente não estou frequentando nenhuma casa, sinto que preciso dessa proteção. Muitas coisas andam acontecendo. Depressão e muito mais . Se puder ficarei muito grata. renatanovaes16@gmail.com

Aborisá Liah Ti Oyá Igbalé disse...

CAROS AMIGOS TINHA PERDIDO MEU ACESSO AO BLOG!
ESTOU ATUALIZANDO O BLOG E LOGO RESPONDEREI OS COMENTARIOS EM BREVE!
PARA CONTATO DEIXO MEU FACEBOOK https://www.facebook.com/liadeoya.bale OBRIGADO!

Sueli disse...

Sou filha de Omulu.
É uma mediunidade de requer muita atenção contra Egum
Uau Umbigueira mais gostaria de saber o que devo fazer além da Umbigueira para ser protegida contra essa energia?
Sou TBM filha de iansã e trago Ogum
Ele sempre vem em mim em sessões!
Quando fiz um recolhimento dentro da umbanda, sai com ele e Iansã
Por favor responda e traga para mim uma orientação

Unknown disse...

Por força maior o meu pai de santo não pode rezar o meu contra Egum como posso fazer.
Meu e-mail ivan.operacional@gmail.com
Preciso meio urgente me ajude
Axé para todos

Unknown disse...

Por força maior o meu pai de santo não pode rezar o meu contra Egum como posso fazer.
Meu e-mail ivan.operacional@gmail.com
Preciso meio urgente me ajude
Axé para todos

Paula disse...

Boa tarde por favor preciso saber em qual erva eu posso colocar meu contra engum e qual a reza obrigada Axé meu e-mail anapaulastg@hotmail.com

Anônimo disse...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742096444-10-pacotes-de-defumaco-7-ervas-descarrego-abre-caminho-_JM

Unknown disse...

gostaria de saber as resas para colocar e retirar o contra egum poderia me responder meu email andreiapaz.andreia@gmail.com

Oscar disse...

Boa noite.

A DÚVIDA DE UM, PODE SER A DE OUTROS...

Depois de encontrar esse blog e a matéria sobre Contra Egun, fiquei decepcionado por não encontrar nenhuma resposta às indagações dos leitores.

Luis disse...

Boa tarde, muito esclarecedor, mas como posso fazer para desnergizar o contra egun e energiza-lo novamente.
Que axe esteja com todos.

Anônimo disse...

Oyá uma qualidade do Orixá
iGbalê é outra, não existe oya balé

Anônimo disse...

Olá Lia !
É possível enviar por e-mail as orações ou rezas de limpeza, confecção, colocação e retirada de contra-egun, bem como outras informações que sentir necessárias?
Gostaríamos de saber essas orações ou rezas em Yorubá e em Português, e se há uma oração ou reza (Yorubá e Português) para afastar e/ou eliminar eguns (obsessores)sem estar usando o contra-egun.
Por gentileza, nos ensine o significado dos búzios em um contra-egun.
Imensamente grato!
luizv.rala@gmail.com

taisxamaral disse...

Ola! Eu uso no tornozelo, foi uma entidade que falou p eu usar. No msm grupo teve gente q usou no braço, mas grande parte no tornozelo. O q eu tinh antes mandaram eu jogar em uma encruzilhada e foi o q fiz.

Anônimo disse...

Boa noite.
Para quem nao sabe o contra egum é comprado, ele custa de 7 reais a cima.
Você usa ele apenas quando é cortado para ser um desenvolvente no terreiro, eu tenho o meu contra egum de 1 búzio, quem me deu foi meu padrinho 7 facadas, o contra e gum acredito que só pode ser usado para irmãos dos terreiros que estão desenvolvendo.
Tanto que eu sou um desenvolvente do exu 7 covas.
Nao sei se ajudei, estou a pouco tempo como desenvolvente, mais qualquer dúvidas perguntem se eu souber respondo.

DEBY disse...

eu gostaria de saber orações para colocar e retirar o contra egum e banhos para fortalece-lo! desde já agradeço

Unknown disse...

boa tarde, gostaria de saber se eu recebo o contra egun na minha casa de umbanda ou tenho que pedir/fazer.

Unknown disse...

Gostaria de saber se é nós dois braços ou só né um ??

pekena disse...

Olá boa noite
Gostaria de sabe como faça a umbigueira. Pois sou de Iansã e queria me aproximar mais.
brunibhaaalves@gmail.com

Unknown disse...

Posso usar o contra egum de libre e espontânea vontade ou tem que ser passado pelo meu pai de Santo ou a entidade. O contra egum e só usado pelos filhos do candomblé ou pode ser usado tbm pelos filhos de umbanda.

Unknown disse...

Oii eu tenho o contra egum e gostaria de saber a oração para colocalo e retiralo,meu email é:mulher-pantera@hotmail.com
Axé

Priscila disse...

tenho o contra egum e também gostaria de saber a oração para coloca-lo e retira-lo,meu email é

Pricarob2007@hotmail.com

Unknown disse...

Tem como vc me mandar essa resposta no meu e-mail tbem... gostaria de saber como energizar o contra egun?
Cris.copadomundo@hotmail.com

Unknown disse...

tudo bom? gostaria de saber como faz o ritual para energizar o contra egum

Unknown disse...

Oi boa noite!! Gostaria muito de saber quais banhos são bons para descarregar o contra egum e qual reza deve ser utilizado nele... desde já agradeço a atenção e orientação.

Negra Ly disse...

Bom dia, gostaria de saber qual banho de ervas posso passar o contra egun e qual reza posso fazer antes de usa lo, e qual reza faço para retirar lo.

E se por acaso, acontecer de beber ou ter sexo com ele, tem que retirar assim que perceber e fazer qual procedimento? Tem que limpar ele, com banho de ervas?

Por favor pode me responder no meu e-mail lilyan.teodoro@gmail.com

Anônimo disse...

Bom dia! Gostaria de saber,como faço um contra egum. Qual todo o procedimento para fazê-lo? Trabalho em hospital e queria me proteger.
E se posso usar quando beber bebidas alcoólicas. . Favor responder no e-mail belramoss@gmail.com
Muito obrigada

Vania disse...

ola...gostaria de saber como faço para energizar um contra egum de braço? Posso usa-lo somente quando for para rua, lugares pesados ou mesmo dentro da casa de santo. Quero usa-lo como proteção pessoal. Posso tirar e guardar r quando quiser usar de novo??
sou humbandista.
por favor responda para vania_mariah@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite acabei esquecendo que estava com o contra-egum no braço e acabei ingerindo cerveja quais a consequências e tenho outra dúvida como energizalo

Unknown disse...

Responder no e-mail flávio.erica2016@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite tudo bem posso usar palha da costa todos os dias

Mauricio Matos disse...

Boa noite de 2018 a 2019 frequentei uma casa onde queriam que eu seguisse sendo pai de santo recebendo guia etc...
Mas daí por diversos motivos,falta de tempo e por exemplo para não se comprometer diante das metas "humana s".Lá fiz Ebó e passaram dois contra-eguba,um na perna esquerda e outro no braço direito.
Mas né disseram ontem uma senhira que frequentava o mesmo ligar que isso atrasa minha vida e devo despachar.Mas a questão e a seguinte?não posso guardar como proteção se precisar ir em algum lugar carregado espiritualmente?ou alguém de energia ruim?
Atrasa mesmo meu lado?me sinto protegido mas também já fui em igreja evangélica pelo fato de sentir necessidade de ouvir a palavra de Deus.
Devo realmente despachar?como me proteger se fizer isso?pode responder lá ?se possível?
Atenc.
Mairi
louismyoung@yahoo.com

Helena disse...

Como devo usar, posso retirar em casa ? Posso energizar eu mesma?
@helenapassos99@gmail.com

Renata disse...

Mukuiu����
Boa noite,também gostaria de saber como energizar a umbigueira antes de usá-la. Se puder me ajudar, lhe agradeço muito (renat.teixeira@gmail.com)
Forte abraço!
Ax���

Simone Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone Nunes disse...

Poderia me mandar tbm? Queria energizar o meu.Agora sobre a reza (e qual e?)de tirar e colocar eu nao sabia.Gratidao 🙏
email.simonenunes4860@gmail.com

Anônimo disse...

Pode me mandar tbem

Anônimo disse...

Olá! Preciso se possivel as rezas e o procedimento, a limpeza eu sei fazer, mais a reza nao. Que oxalá lhe abençoe.
Meu email clari_sti@hotmail.com

Anônimo disse...

Também tenho interesse nesse assunto pode me dizer e-mail edilaineluiza35nany@gmail.com desde ja agradeço