terça-feira, 22 de março de 2011

CONTRA - EGUM

A palavra "Egum" vem do Yorubano (Nigéria) e significa desencarnado, espírito, alma. Pode ser um espírito sem luz, mas brando e calmo e pode ser um espírito sem luz, ruim, zombeteiro, confuso.


O "contra-egum" é um fio trançado de palha-da-Costa para ser amarrado no braço, impedindo a aproximação do Egum.

Contra-egun é uma proteção que se usa em determinados dias em que há muitos trabalhos na rua, muitos eguns soltos... Por exemplo: na minha casa usa-se no carnaval e durante a quaresma,época em que muito povo de rua sem doutrina e eguns estão "soltos". Então, uma maneira do rodante proteger o seu ori é utilizando um contra-egum para que nenhuma entidade da rua sem doutrina ou egun se aproxime dele nesses dias em que há muita carga negativa e despachos com as mais variadas finalidades na rua. Agora, dia 2/11 ( Finados), é um dia em que os rodantes (o povo do santo em geral) deve usar o contra-egun, porque muita gente faz trabalho na madrugada do dia 1º para o dia 2 e os cemitérios ficam lotados de eguns e espíritos sem doutrina.

Muito utilizado para afastar estes eguns após obrigação do filho de santo, que recebem este artefado durante as mesmas e guardam após consigo como símbolo de proteção. Porém deve ser usado toda vez que o médium tiver que visitar locais propícios a estes espíritos tais como cemitérios, hospitais, delegacias, presídios, hospícios, enfim, lugares tidos como "carregados".
Algumas pessoas alegam que contra egum pode ser utilizado nos braços, nas pernas ou na cintura, mas isso é um erro. O contra egum somente é utilizado nos braços, o que se usa nas pernas tem outro nome,( o OPACHORÔ que também pertence a Obaluayê e nesse utiliza-se um guizo preso, pois seu barulho espanta os eguns. ) Já na cintura usa-se o cordão umbilical ( Umbigueira) que representa a ligação direta do iniciado com seu Orixá. assim como o que se usa na cintura.

Sempre que tivermos utilizando contra egum, estamos impossibilitados de praticarmos sexo e de consumirmos bebidas alcoólicas, pois, que nessa fase, nosso Orixá está diretamente ligado a nós e como sabemos, essas coisas lhes são completamente estranhas e devemosa respeitá-los, permanecendo com o" corpo "mais limpo" que pudermos.

Se na sua casa, como na nossa, for preceito utilizar contra-egun, faça-o sem se envergonhar, ninguém tem nada com a sua religião, não precisa esconder, se achar que vale a pena, esclareça a pessoa com seus conhecimentos sobre o contra- egum. Mostre que sua Religião tem fundamentos e ensinamentos e que você é conhecedor deles.
AXÉ!




18 comentários:

Neusa disse...

bom dia, lendo e o que eu saiba o contra egum não se pode usa-la simplesmente sem antes energizar para que aja efeitos e como devemos proceder antes de usar sem mais que oxalá te ilumine.Por favor responde para meu email neusafava@hotmail.com

Aborisá Liah Ti Oyá Igbalé disse...

Olá minha querida, motumbá, desculpe a demora em reponde-la, mas já está enviada no seu e mail.Disponha sempre, que Oxalá e Oyá lhe cubram de bençãos.

Vana disse...

Eu quero saber tamb! e agora?

Carioquinha Gente Boa disse...

Boa noite! Gostaria de saber também como faço um contra egum. Qual todo o procedimento para fazê-lo? Trabalho em hospital e queria me proteger quando fosse ao mesmo. Aguardo retorno em juliana_contatos@hotmail.com

Obrigada e axé.

Athame disse...

Como energizar-la ( contra egun ) como fazer com que ela tenha poder pleno de proteção?
Quando saio para uma noite ( balada / boite)não posso leva-la comigo?^Se eu ber também não posso né? e se eu sair para ao noitada e leva-la no carro e não por no corpo assim podendo beber, é possivél? a mesma terá algum efeito?

Axé

Meu E-mail
votagus_roots@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite! Gostaria de saber também como faço um contra egum. Qual todo o procedimento para fazê-lo? com energiza-lo?
email: rafa24soares@gmail.com

rafael disse...

Boa noite! Gostaria de saber também como faço um contra egum. Qual todo o procedimento para fazê-lo? como energiza-lo?
email:rafa24soares@gmail.com

Anônimo disse...

Ola também gostaria de saber como faço um contra egun, o ritual que é feita, a qual Orixá ofereço, sou iniciado na nação nago, em Porto Alegre, e fico impressionado como quanta coisa não sei das nossas religiões afro, meu e-mail é
peterson.r.barcelos@bol.com.br

guian07 disse...

Boa noite! Gostaria de saber também como faço um contra egum. Qual todo o procedimento para fazê-lo? como energiza-lo? desde já agradeço! andersong.07@gmail.com

Anônimo disse...

como faço um contra egum, procedimentos... alexdoliveira@hotmail.com.br
desde ja obrigado!

Anônimo disse...

Boa Noite, gostaria de saber se para utilizar o contra egum deve-se utilizá-lo nos dois braços ?
Pode durmir com ele... tomar banho com ele ?
agradeço pela resposta .
email:
sergio.correa@ambienteseguro.com.br

Anônimo disse...

Boa noite! Gostaria de saber também como faço um contra egum. Qual todo o procedimento para fazê-lo? como energiza-lo?
email: headform@uol.com.br

Anônimo disse...

Sonhei noite passada com a palavra Egun sem nunca te la ouvido antes. Por duas noites consecutivas sinto como se tivesse algo subindo em minha cama, olho pensando ser minha filha e não é ninguém. As coisas aqui em casa com o meu marido não andam nada bem. A palavra Egun fixou em minha cabeça de tal forma que me fez vir até a Internet procurar saber o significado. Me ajudem no que fazer . É urgente. Obrigada!

Anônimo disse...

boa tarde queria saber qual o procedimento para usar o contra egum. queria saber se tem alguma reza ou alguma obrigação a fazer antes de usar o contra egum, por favor responda meu email. que oxala ilumine todos nós

onix.consultoria@bol.com.br

jonhi keit disse...

Olá, boa noite. A mãe de santo da minha tia me passou um contra egum para usar durante 21 dias. Eu já comecei. Passou junto com uns banhos e pemba, pois fizeram trabalho contr amim. Eu não bebo e nem fumo, mas posso ter relações sexuais? Se sim, de que forma?

jonhi keit disse...

Olá, boa noite. Recebi um contra egum de uma Mãe de Santo da minha tia com a finalidade de complementar com os banhos e a pemba que ela me passou, pois fizeram trabalho contra mim. Ela mandou eu usar durante 21 dias, já comecei. Não bebo e nem fumo. Eu posso ter relações sexuais? Obrigado

Anônimo disse...

bom dia estou indo em duas casas e uma mim disse que tem alguem fazendo feitiço pra mim,e ultimamemnte nada ta dando certo pra mim.
sirleneferreira@hotmail.com

Leandro disse...

Boa noite motumba! lendo e o que eu saiba o contra egum não se pode usa-lo simplesmente sem antes energizar para que aja efeitos e como devemos proceder antes de usar sem mais desejo muito axe e que o blog continue assim pois esta ótimo .Por favor responde para meu email madson.adne@yahoo.com.br