quarta-feira, 16 de maio de 2012

HOMENAGEM AOS PRETOS VELHOS- 2012



 Atribuições dos Pretos Velhos
Eles representam a humildade, força de vontade, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de ponto de referência referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos espíritos sem luz. Não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram foram submetidos no passado. 


 CARACTERISTICAS:
Todos os Pretos-Velhos vem na linha das Almas, mas cada um vem na irradiação de um Orixá diferente.
Fios de Contas (Guias)
Muitos dos Pretos-Velhos Gostam de Guias com Contas de Rosário de Nossa Senhora, alguns misturam favas e colocam Cruzes ou Figas feitas de Guiné ou Arruda.
Roupas
Preta e branca; carijó (xadrez preto e branco). As Pretas-Velhas às vezes usam lenços na cabeça e/ou batas; e os Pretos-Velhos às vezes usam chapéude palha.
Bebida
Café preto, vinho tinto, vinho moscatel, cachaça com mel (às vezes misturam ervas, sal, alho e outros elementos na bebida).




Cozinha Ritualística
Tutu de feijão preto
Bolo de Fubá
Broa 
Mingau do céu (É um mingau feito de maizena e leite de vaca (às vezes com leite de coco), sem açúcar ou sal, colocado em tigela de louça branca. É comum colocar-se uma cruz feita de fitas pretas sobre esse mingau, antes de entregá-lo na natureza.)
Bolinhos de tapioca
Os bolinhos de tapioca são feitos colocando-se a tapioca de molho em água quente (ou leite de coco, se preferir), de modo a inchar. Quando inchado, enrole os bolinhos em forma de croquete e passe-os em farinha de mesa crua. Asse na grelha. Colocar os bolinhos em prato de louça branca podendo acrescentar arruda, rapadura, fumo de rolo, etc.

Feijoada
 Obs: Nas sessões festivas de Pretos-Velhos, é usual servir a tradicional feijoada completa, acompanhada de couve à mineira e farofa.

Louvados sejam todos os pretos-velhos.
Louvados sejam vós que formais o santíssimo rosário da Virgem Maria.






2 comentários:

Nyara disse...

A benção dos vovós e vovôs!

Anônimo disse...

Adorei as almas!
Queria ver uma postagem só com oferendas simples para fazer em casa para pedir ajuda e agradecer aos pretos velhos.Todos eles aceitam bebida alcoólica?
Os doces que se ofertam para os erês também servem para pretos velhos? Sou católico simpatizante da umbanda.posso fazer um altar tipo um oratório para os pretos velhos/baianos e rezar para eles em casa(como se faz com santos católicos)com imagens e velas,terços.
obrigado pelas informações.