domingo, 19 de junho de 2011

CONTOS DE CANDOMBLÉ...

A quizila de Ogum  com o quiabo QUIABO, QUIZILA DE OGUM

Você sabe por que Ogum não gosta de quiabo? Foi por causa de uma contenda dele com Xangô.
Xangô era muito ambicioso por status, principalmente pelo título de rei, por se sentar no trono de um reinado. Foi o que aconteceu na cidade de Oyó.

Xangô estava para entrar em Oyó, com sua comitiva, quando avisaram Ogum. O povo pediu sua ajuda, pois ele era um grande guerreiro, e Ogum não se negou. Mas, como em tudo existe falsidade, a notícia de que Ogum estava contra Xangô vazou.

Xangô sabendo tomou suas atitudes. Ele tramou uma cilada para Ogum. Mandou comprar muito quiabo em todas as aldeias e mandou picar. Fez uma pasta com o quiabo. Pelo lado em que ele ia atacar a cidade tinha uma ladeira.

O que ele fez? Mandou espalhar que o ataque era naquele dia. Aí mandou espalhar o quiabo ladeira abaixo. Já viu como ficou, né? Ninguém se segurava. Escorregavam todos ladeira abaixo. Foi assim que, quando Ogum apareceu no caminho, pensando que ia vencer Xangô, todos os seus cavaleiros, até mesmo Ele, desceram ladeira abaixo e os seus cavalos quebraram as pernas. Assim, Xangô tomou posse da cidade de Oyó e comandou tudo por um século.

É por isso que Ogum não suporta quiabo.

Fonte: Mãe Beata de Yemonjá
Caroço de Dendê

Nenhum comentário: