quarta-feira, 2 de junho de 2010

CONDUTAS DOS MÉDIUNS

CONDUTA MORAL, ÉTICA, ESPIRITUAL E FÍSICA DOS MÉDIUNS DENTRO DE UMA “GIRA”.

• Mesmo que a sua mediunidade de “incorporação” demore aflorar ou nunca aconteça, você está religado aos Orixás por sua Fé e é importante para A CORRENTE MEDIUNICA E TAMBÉM DE SUMA IMPORTANCIA DENTRO DA “GIRA” como auxiliares dos guias ( Cambonos), na orientação à assistência , no canto dos pontos, etc.
• Todos os presentes em uma corrente estão sob a irradiação direta dos Orixás. ( por isso pedimos para o médium “firmar a cabeça”- consentração coletiva para dar sustentação ao trabalho e segurança aos médiuns e assistência.)
• Não é fácil ser médium e mais difícil ainda é ser médium de Umbanda. A mediunidade é o elo de ligação, o caminho e a meta das pessoas possuidoras desse dom. E longe de ser um instrumento passivo, o médium, como mediador que é, tem o dever de buscar o auto-aprimoramento e a reta conduta pois, esses são os sintonizadores maiores da mediunidade.
• É como disse o mestre Jesus: "Uma árvore má não pode dar bons frutos"… e é plantando que se colhe, ou seja, nossas afinidades refletem o nível e o tipo de espíritos que atraímos para nosso campo mediúnico. Sabemos o quanto é penoso o caminho da matéria, quantos pseudo-atalhos existem no caminho da evolução, incontáveis atalhos que não levam a lugar nenhum e, para conseguirmos uma sintonia fina com "canais" superiores precisamos de três coisas básicas: humildade, simplicidade, e pureza de pensamentos.
• O médium de incorporação é aquele que além da ligação e proteção da corrente espiritual de sua vibração original ( Orixá ), possui uma forte ligação com determinadas entidades espirituais. Essa ligação vem de ligações kármicas e do acordo firmado no plano Astral, pelo próprio médium antes de seu reencarne, onde o mesmo se compromete a trabalhar pela causa espiritualista em determinado movimento ou culto. Por essa razão que ouvimos pessoas dizerem que foram falar com a entidade tal, e ela lhe aconselhou para que vestisse a roupa branca, ou seja, que assumisse sua missão mediúnica.
• Vocês que passaram por isso, se conversaram com "entidades de fato" e foram chamados para o trabalho mediunico, não percam tempo. Procurem um templo que mais se afinize com suas idéias e assumam seu compromisso que, certamente serão mais felizes e realizados.
• Independente do seu grau ou atividade mediúnica, todas as entidades espirituais trabalham e todos os médiuns estão aptos a desenvolver também, importantes trabalhos que contribuirão para evolução mundial. Se cada um fizer sua pequena parte, com amor,respeito, caridade, teremos um mundo bem melhor porque o futuro realmente depende de nós ! O IMPORTANTE É SABER QUE SÃO MUITOS OS TIPOS DE MEDIUNIDADE É QUE NEM TODOS PRECISAM INCORPORAR.

A ÉTICA MEDIUNICA
O médium como elo de ligação entre o visível e o invisível, deve se preocupar em manter a sua conduta moral no seu dia a dia para que mão promovão uma sintonia com entidades espirituais de baixa estirpe moral. Principalmente em dias de “gira” deve procurar ficar tranqüilo,deve procurar manter um nível de pensamentos salutares procurando seleciona-los em companhia de pessoas de boa índole ( dize-me com quem andas, que eu te direi quem és ! ), para que sua corrente mental o proteja das ações do baixo astral, para que sua boca pronuncie palavras limpas, e para seus ouvidos ouçam palavras harmoniosas porque é de nossa boca que emana aquilo do que nosso coração está cheio. E preciso ressaltar aqui que é também pela boca que ingerimos os alimentos, logo, esses alimentos também devem ser selecionados para que a harmonia impere em nosso organismo como um todo; Sabemos que a abstenção do consumo de carne vermelha, álcool, comidas muito pesadas pelos médiuns umbandistas têm que ser necessária, porém controlada ,porque somos alvos de ataques constantes e necessitamos de um sustentáculo material mais robuscado ( mais proteína ) portanto devemos suprir a carne com racionalidade, somente em dias pedidos de preceitos.

O POR QUÊ DOS PRECEITOS?
A alimentação constitui um fator decisivo na atuação mediúnica porque quando ingerimos carne, quando comemos em excesso ou ingerimos álcool,cafeína, o nosso organismo sofre alterações químicas que além de estimularem o animismo vicioso através da ligação instintiva intensa, ainda promovem uma eliminação via hálito e suor que, pode prejudicar os consulentes em uma consulta mediúnica. Por todos esses fatores é que ao menos no dia da sessão de caridade, devemos nos abster de carne, de álcool, e até a diminuição do fumo por parte de quem cultiva esse infeliz hábito é aconselhável porque, o fumo carreia toxinas que dificultam a fluência energética no nosso organismo, bem como obscurecem nossa sensibilidade às vibrações superiores emanadas por nosso mentor espiritual.

ENTÃO PORQUE CERTAS ENTIDADES UTILIZAM ALCOOL E FUMO EM SEUS TRABALHOS?

Elas utilizam esses elementos justamente como amortecedores de cargas oriundas de baixas vibrações e que quando desencorparam, minimizam a atuação negativa dessas substâncias no corpo físico do médium e isso explica o motivo de muitos médiuns que atuam freqüentemente em ambientes hostis com trabalhos pesados, ingerirem álcool (marafo) em quantidade e depois que desencorparam não apresentarem efeitos desse elemento; Isso quando incorporam de verdade... O médium no dia que vai atuar mediunicamente ainda deve se abster de sexo para preservar sua vibração original, o que será positivo no contato mediúnico pois, o sexo une dois seres a níveis mais sutis do que o físico


.
POR QUE FICAMOS DESCALÇOS NOS TERREIROS?

São três motivos principais:
1. O primeiro é que o solo representa a morada dos nossos antepassados e quando estamos descalços tocando com os pés no chão estamos entrando em contato com estes ancestrais e, conseqüentemente, com todo o conhecimento e a sabedoria que esse passado guarda.
2. O segundo motivo pelo qual tiramos os calçados é o respeito ao solo sagrado do terreiro. Imagine que vir da rua com os sapatos sujos e entrar com eles onde nossos trabalhos espirituais são realizados seria como alguém entrar em nossa casa carregando uma montanha de lixo que vai caindo e se espalhando por todos os cantos. Diante desta situação você diria o quê? No mínimo que essa tal pessoa não tem respeito por você ou pela sua casa.
3. O terceiro motivo é o fato de que naturalmente nós atuamos como “para-raios” e ao recebermos qualquer energia mais forte, se estivermos descalços sem nenhum material isolante entre nosso corpo e o chão, ela automaticamente se dissipa no solo. É uma forma de garantir a segurança do médium para que não acumule ou leve determinadas energias consigo. Além de tudo isso podemos dizer também que realizar nossos trabalhos espirituais descalços é uma forma de representar a humildade e a simplicidade do Rito Umbandista.
• Agora quando for entrar em um terreiro, o simples fato de ficar descalço terá outro sentido, não é mesmo?
FAZER O CERTO
• Os dias de “gira” são especiais e sagrados e os médiuns devem saber disso. É necessário além dos preceitos, tomar banhos de ervas, antes de ir para os trabalhos mediúnicos, esses banhos são para a defesa e indicados a todos, de acordo com a orientação da casa.Esses banhos são preparados por meio de infusão ( ferver a água, colocando ervas em números impares e abafá-las). Deixe esfriar naturalmente e, após o banho de higiene, derramar o “chá” do ombro para baixo, ou segundo a orientação do dirigente do Templo.Exemplo d ervas: alfazema, tapete de Oxalá, manjericão, guiné, abre caminho, alevante, etc...)
• O banho de sal grosso deve ser utilizado quando o médium se sentir sobrecarregado.( toma-se um banho de água com sal grosso ou de mar e duas horas depois tomar um de ervas, se sentirá bem e revigorado!)
• Antes de sair de casa, o médium deve acender uma vela para seu anjo da guarda ou levar uma para seu Templo e firmá-la, pedindo proteção
• Ao chegar no Templo, saldar a tronqueira ( o espaço destinado ás firmezas e assentamentos dos Guardiões da esquerda. ( Laroiê, Senhor Exu, que quer dizer “ Olhe por mim, Sr. Exu.
Exu Omojubá, que quer dizer “Exu, vois sois poderoso!”
Laroiê Moça Bonita, Salve Sr. Pomba Gira!)
• Ao entrar no Conga, saldar a porteira interna com o sinal da cruz ( neste momento peça licença para os Orixás, guias , protetores e dirigente do Templo,)
• Cumprimente a assistência, dirigente e irmãos, sempre em voz baixa.
• Na hora de saldar o altar, siga as orientações da Zeladora.
• Devemos ajudar cantar os pontos, bater palmas e dançar de maneira bonita, com amor e respeito aos Orixás. Nós recorremos aos atabaques e aos pontos cantados, pois eles captam muito mais energias etéreas, que sutilizam rapidamente todo campo mediúnico, facilitando as incorporações. O som dos atabaques criam um amplo campo sonoro, cujas vibrações alcançam o centro da percepção localizado no mental do médium, adormecem o seu emocional, estimulando e atuando sobre o ele. ( Há médiuns muito antigos que já não precisam de auxilio de instrumentos para incorporarem, basta colocar-se em sintonia mental com quem quer incorporar para que o fenômeno aconteça.
• Médiuns que caem durante “a incorporação” ,“a subida” ou “aterro”, são médiuns que não se entregam totalmente ou tentam comandá-las. A simples interferência consciente é suficiente para anular as vibrações mentais de seus guias, ou enfraquecê-las, desequilibrando toda a “incorporação “ ou “subida”, já que o médium assume seu padrão vibratório e desarmoniza-se com seu guia. ( O médium precisa evoluir, conscientizar-se de que não precisa “cair” numa gira, para provar seu “guia tem poder”, isso é muito feio em um trabalho mediúnico, sem contar que assusta as pessoas que foram procurar ajuda, alento para suas dores físicas, espirituais e psicologias )
OFERENDA PARA ORIXÁS.

uma receita básica que pode ser utilizada para
qualquer Orixá ou Entidade.

* um pacote de amor, em pó, para que qualquer brisa
possa espalhar para as pessoas que estiverem perto
ou longe de você;

* um pedaço (generoso) de fé, em estado rochoso, para
que ela seja inabalável;

* algumas páginas de estudo doutrinário, para que você
possa entender as intuições que recebe;

* um pacote de desejo de fazer caridade desinteressada
em retribuição, para não "desandar" a massa.

Junte tudo isto num alguidar feito com o barro da resignação e determinação
e venha para o terreiro.

Coloque em frente ao Congá e reze a seguinte prece:

"Pai, recebe esta humilde oferenda dada com a totalidade da minha alma e
revigora o meu físico para que eu possa ser um perfeito veículo dos teus
enviados. Amém."

Pronto! Você acabou de fazer a maior oferenda que qualquer Orixá, Guia ou
Entidade pode desejar ou precisar...

Você se dispôs a ser um MÉDIUM!

(Desconhecido)

2 comentários:

umbanda disse...

gostei muito de ter conhecido esta tenda pela net espero um dia poder conhecer pessoalmente.sobre condutas dos mediuns muito inteligente e prazeroso poder ler suas materias.

ademir disse...

adorei ler as postagens da TENDA de UMBANDA CABOCLO SETE FLECHAS E OYÁ DE BALÉ