terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SENHOR EXU MARABÔ

O reino estava desolado pela súbita doença que acometera a rainha. Dia após dia, a soberana definhava sobre a cama e nada mais parecia haver que pudesse ser feito para restituir-lhe a saúde. O rei, totalmente apaixonado pela mulher, já tentara de tudo, gastara vultosas somas pagando longas viagens para os médicos dos recantos mais longínquos e nenhum deles fora capaz sequer de descobrir qual era a enfermidade que roubava a vida da jovem. Um dia, sentado cabisbaixo na sala do trono, foi informado que havia um negro querendo falar com ele sobre a doença fatídica que rondava o palácio. Apesar de totalmente incrédulo quanto a novidades sobre o caso pediu que o trouxessem à sua presença. Ficou impressionado com o porte do homem que se apresentou. Negro, muito alto e forte, vestia trajes nada apropriados para uma audiência real, apenas uma espécie de toalha negra envolta nos quadris e um colar de ossos de animais ao pescoço. - Meu nome é Perostino majestade. E sei qual o mal atinge nossa rainha. Leve-me até ela e a curarei. A dúvida envolveu o monarca em pensamentos desordenados. Como um homem que tinha toda a aparência de um feiticeiro ou rezador ou fosse lá o que fosse iria conseguir o que os mais graduados médicos não conseguiram? Mas o desejo de ver sua amada curada foi maior que o preconceito e o negro foi levado ao quarto real. Durante três dias e três noites permaneceu no quarto pedindo ervas, pedras, animais e toda espécie de materiais naturais. Todos no palácio julgavam isso uma loucura. Como o rei podia expor sua mulher a um tratamento claramente rudimentar como aquele? No entanto, no quarto dia, a rainha levantou-se e saiu a passear pelos gramados como se nada houvesse acontecido. O casal ficou tão feliz pelo milagre acontecido que fizeram de Perostino um homem rico e todos os casos de doença no palácio a partir daí eram encaminhados a ele que a todos curava. Sua fama correu pelo reino e o negro tornou-se uma espécie de amuleto para os reis. Logo surgiram comentários que ele seria um primeiro ministro que agradaria a todos, apesar de sua cor e origem, que ninguém conhecia. Ao tomar conhecimento desse fato o rei indignou-se, ele tinha muita gratidão pelo homem, mas torná-lo autoridade? Isso nunca! Chamou-o a sua presença e pediu que ele se retirasse do palácio, pois já não era mais necessário ali. O ódio tomou conta da alma de Perostino e imediatamente começou a arquitetar um plano. Disse humildemente que iria embora, mas que gostaria de participar de um último jantar com a família real. Contente por haver conseguido se livrar do incomodo, o rei aceitou o trato e marcou o jantar para aquela mesma noite. Sem que ninguém percebesse, Perostino colocou um veneno fortíssimo na comida que seria servida e, durante o jantar, os reis caíram mortos sobre a mesa sob o olhar malévolo de seu algoz. Sabendo que seu crime seria descoberto fugiu embrenhando-se nas matas. Arrependeu-se muito quando caiu em si, mas seus últimos dias foram pesados e duros pela dor da consciência que lhe






pesava. Um ano depois dos acontecimentos aqui narrados deixou o corpo carnal vitimado por uma doença que lhe cobriu de feridas.Muitos anos foram necessários para que seu espírito encontra-se o caminho a qual se dedica até hoje. Depois de muito aprendizado foi encaminhado para uma das linhas de trabalho do Exu Marabô e até hoje, quando em terra, aprecia as bebidas finas e o luxo ao qual foi acostumado naquele reino distante. Tornou-se um espírito sério e compenetrado que a todos atende com atenção e respeito.

Normalmente os espíritos desta linha são negros, pajés, feiticeiros que tiveram muito contato com a natureza, pois são ligados so Orixá Oxossí.

Abaixo sugerimos algumas formas de oferendar Pai Omolu sem agredir natureza:

• Use folha de mamona roxa ou ainda Dracema roxa para forrar o chão
• Oferende flores como crisântemo, cipó São João, Tinhorão, para enfeitar a oferenda
• Circule a mesma com água, evite de deixar garrafas e copos no local isso demora muito tempo para se decompor
• Use pipocas com azeite de dendê
• Você também pode circular a oferenda com terra preta
• Caso use velas procure depois voltar ao local para recolher o resto das mesmas para joga-las no lixo
• Você pode usar frutas para oferendar Omolu tais como: Ameixa preta, uvas escuras, figo, feijão preto
• Você também pode ainda circular a oferenda com sal grosso ou coloca-lo dentro de um alguida de barro
Com este elementos você oferenda Pai Omolu e não agride o meio ambiente.

Lembre-se em locais públicos você divide o espaço com outras pessoas então, volte ao mesmo duas horas depois da oferenda e recolha os elementos que já foram trabalhados pelo Orixa, dando a cada um o seu devido destino na reciclagem.
Lembremos que a maior oferenda que podemos dar a um guia ou Orixa é nosso amor e seriedade com que conduzimos nossos trabalhos na Umbanda.

Seja consciente no que faz e garanta assim não só o axé do mais alto, mas principalmente a preservação de nossos campos de força naturais consagrados aos Orixas.


PARA SUA REFLEXÃO !


Olá! Vamos prosear um pouco e descontrair?
Estavam dois Exus conversando, sobre seus médiuns de trabalho. Um disse para o outro:
- Estou aborrecido com meu médium.
O outro respondeu:
- Meu médium só sabe pedir e pedir, mas fica de braços cruzados esperando que faça tudo. Assim não dá, por essa razão estou triste.
- E você? Perguntou o Exu ao outro. - Estas feliz com seu médium?
O Exu respondeu:
-Eu também ando muito preocupado. Meu médium só sabe agradecer. Não pede nada, me sinto inútil. Às vezes coloco umas pedrinhas em um saco e ponho nas costas dele, para ver se ele pede algum favor, mas ele diz ¨Esse peso e meu karma, paciência¨.
Então os dois pensaram e resolveram falar com o Sr. Karma.
- O Senhor pode nos responder por que o Sr. é culpado de tudo?
Cada um dos Exus expôs o seu problema. O Sr. Karma ficou zangado e disse:
- Estou cansado de ser culpado de tudo, vou mostrar a vocês o que acontece com as pessoas.
Ele levou os dois Exus a um lugar que não mais para andar de tanta ¨tranqueira¨ que havia lá!
- Vê tudo isso? Chega para mim a todo o momento, eu já não consigo me livrar disso.
Os dois Exus perguntaram:
- Então de quem e culpa?
- É de quem é a culpa?
- É do Sr. Destino.
- Então vamos falar com ele.
Foram os dois Exus e o Sr. Karma, procurar o Sr. Destino.
Pararam, bateram na porta e perguntaram:
- O Sr. Destino está? Logo apareceu um velho rabugento e bravo.
- O que vocês querem de mim? Ele respondera!
- Sr. Destino, tire nossas dúvidas. Queremos resolver nossos problemas. Cada um contou o seu. –Por isso, pedimos sua ajuda para resolver suas questões.
O Sr. Destino respondeu:
- Vou levar vocês para verem uma coisa. Olhem quantos caminhos abri, já estou cansado de abrir novos caminhos, mas veja as pessoas, elas não conseguem enxergar nem seu próprio caminho. Veja que confusão eles fazem e depois ficam me culpando, como eu tivesse culpa.
Os quatros ficaram mais tristes, confusos e sem respostas e sem respostas. Então se indagaram:
- Para quem vamos reclamar? O Sr. Destino disse:
- A culpa é do Dra. Razão!
Com isso foram os quatros em busca da Dona Razão. Encontram-na e perguntem:
- Dra. Razão, nos diga de quem é a culpa de nossas preocupações? Cada um expôs seu problema. Dra. Razão respondeu:
- Cutuque Dona Consciência.
- Dona Consciência? Perguntaram eles, surpresos.
- Vamos então falar com ela.
- Dona Consciência, queremos falar com você sobre nossos dilemas. A Consciência respondeu:
- Sei o que vocês querem saber, mas a resposta eu não sei. Então perguntaram:
- Quem o culpado afinal?
- Perguntem a Dona Sabedoria, talvez ela tire suas dúvidas e ajude vocês a resolverem suas questões.
Então se dirigiram a Dona Sabedoria e que lhes respondeu:
- O que vocês fazem para resolver seus problemas? Nada! Até agora só reclamaram com o certo e com o errado. Veja a balança, ela precisa estar equilibrada tanto para o bem, como para o mal. Usem suas forças para o equilíbrio, não e ficando nervoso com seus médiuns, pondo pedras para eles carregarem, que vão aprender e escutar, e também deixar de pedir.
Não e deixando que ele faça do seu karma sua penitência, e não é abrindo caminhos que eles vão caminhar. Vocês têm que fazer eles sentirem a razão de viver, com sabedoria e aprender a dividir as coisas boas e ruins. A resposta está em vocês mesmos.
Então cada um pensou e voltou para seu trabalho, já com a esperança de poder ajudar melhor. Eu também vi isso nos dias da minha vaidade. O Justo perece na sua justiça, e o ímpio vive muito tempo na sua malícia. Não sejas muito justo, nem seja mais sábio do necessário, para que não venhas a ser estúpido. A sabedoria faz o sábio, porque não há justo que faça o bem e que não peque. Na tua consciência, também tens feito tudo certo?
O sábio é um tolo. E o tolo é um sábio!
Viram a confusão que os Exus aprontaram?
Eles aprontam para que a gente aprenda a respeita-los, eles são a nossa direção!
Foi, ouvi um Exu rindo.
Até a próxima prosa.
Texto da Mãe Bia
OS EXÚS - MIRINS NÃO SÃO "CRIANÇAS DESENCARNADAS COMUNS", MAS SIM MUITOS DELES SÃO "ENCANTADOS NATURAIS" QUE ESTÃO LIGADOS AOS EXÚS DELICADOS DE SE LIDAR ,ENTRETANTO COM UM PODER DE REALIZAÇÃO MUITO FORTE E ATUANTE QUANDO UTILIZADO EM FAVOR DOS QUE TRABALHAM NA LUZ OU PARA ELA.ENCONTRAMOS EM ALGUNS EXÚS DE LEI, O CONHECIMENTO DE COMO LIDAR COM ESSAS MISTERIOSAS E INTRIGANTES ENTIDADES ,POIS ELE TÊM COMO AJUDAR EM SUAS EVOLUÇÕES E É BASEADO NA OBSERVAÇÃO EMPÍRICA DESTE RELACIONAMENTO QUE ESTE TEXTO FOI DESENVOLVIDO.

OS EXÚS MIRINS APRESENTAM-SE MUITAS VEZES UM POUCO ARREDIOS E NOTA-SE A TOTAL DESPREOCUPAÇÃO COM O PERIGO, O QUE OS TORNAM AS VEZES PRESAS FÁCEIS DE MANIPULAR EM ALGUMAS SITUAÇÕES, NO ENTANTO, QUANDO CORRETAMENTE DOUTRINADOS POR UMA , SE MOSTRAM EXCELENTES NO TRABALHO JUNTO AOS CONTRA-CHOQUES DO BAIXO ASTRAL QUE OS EXÚS DE LEI FREQÜENTENMENTE COSTUMAM ENFRENTAR.UMA DAS CHAVES PARA SE APROXIMAR DA COMPREENSÃO DO MISTÉRIO EXÚ-MIRIM, É O RESPEITO ABSOLUTO POR ESSAS ENTIDADES E O NÃO PRECONCEITO QUANTO À SUA MANIFESTAÇÃO. COMO TODOS NÓS SABEMOS , NENHUMA MANIFESTAÇÃO QUE OCORRA SOB UM AMPARO DE LUZ, FOGE AO BOM SENSO DE SEUS PRATICANTES, POR ISSO, ESSAS ENTIDADES POR MAIS "ESPULETAS" QUE POSSAM PARECER NÃO ATRAVESSAM OS LIMITES DE CONDUTA IMPOSTAS PELOS GUARDIÕES DE LUZ DE UM TEMPLO.

COSTUMAM BEBER LICOR, PINGA COM MEL , ENTRE OUTRAS BEBIDAS E FALAR COM AS PESSOAS DESCONTRAÍDAMENTE
Exu Mirim
Por Rubens Saraceni


Escrever sobre Exú Mirim se faz necessário nesse momento porque, desde que psicografei o livro Lendas da Criação - A Saga dos Orixás, sua importância na Criação e na Umbanda mostraram-se maior do que imaginava-se.

Não temos escritos abundantes a nossa disposição que ensinem-nos sobre esse Orixá ou que fundamente-o com Mistério Religioso.

Essa falta de textos esclarecedores e fundamentais das suas manifestações religiosas nesse primeiro século de existência da Umbanda deixou Exú Mirim à própria sorte, ou seja: a vagos comentários sobre seus manifestadores que pouco ou nada esclareceram sobre eles e ao que vieram! Inclusive, por terem sido descritos
como "espíritos de moleques de rua", cada um incorporava-o com os típicos procedimentos de crianças mal-educadas, encrenqueiras, bocu¬das, chulas, etc.

Foram tantos os disparates cometidos que é melhor esquecê-los e reconstruir todo um novo conhecimento sobre o Orixá Exú Mirim, antes que ele deixe de ser incorporado e relegado ao esquecimento, como já foi feito com muitos dos Orixás que, por falta de informações corretas e fundamentadoras, deixaram de ser cultuados aqui no Brasil.

Nas Lendas da Criação, Exú Mirim assumiu uma função e importância que antes nos eram desconhecidas. A função é a de fazer regredir todos os espíritos que atentam contra os princípios da vida e contra a paz e a harmonia entre os seres. A importância e a de que, sem Exú Mirim nada se pode ser feito na Criação sem sua concordância. Com Exú, dizia-se que "sem ele não se faz nada". Já, com Exú Mirim, "sem ele nem fazer nada é possível".

Vamos por partes para entendermos sua importância e fundamentá-lo, justificando sua presença na Umbanda.

1) Cada Orixá é um dos estados da Criação. Um é a Fé, outro é a Lei, outro é o Amor, e assim por diante, independente de suas interpretações religiosas.

2) Por serem estados, são indispensáveis, insubstituíveis e imprescindíveis á harmonia e ao equilíbrio do todo. O Estado da matéria considerado "frio" só é possível por causa da existência do estado "quente" e ambos na escala celsus indica os dois estados das temperaturas. Sem um não seria possível dizer se algo está frio ou
quente; se algo é doce ou amargo, se algo é bom ou ruim, etc. É a esse tipo de "estado" que nos referimos e não a um território geográfico, certo?

3) Muitos são os estados da Criação e cada um é regido por um Orixá e é guardado e mantido por todos os outros, pois se um desaparecer (re¬colher-se em Deus), tal como numa escada, ficará faltando um degrau, e tal como numa escala de valores, estará faltando um grau que separe o seu anterior do seu posterior.

4) Quando a Umbanda iniciou-se no plano material, logo surgiu uma linha espiritual ocupada por espíritos infantis amáveis, bonzinhos, humildes, respeitosos e que chamavam todos(as) de titios e titias ao se dirigirem às pessoas ou aos Orixás e guias espirituais. Também chamavam os pretos(as) velhos(as) de vovô e de vovó. Até aí tudo bem!

5) Mas logo começaram a "baixar" uns espíritos infantis briguentos, encrenqueiros, mal-educados, intrometidos, chulos e que dirigiam -se às pessoas com desrespeito chamando-os disso e daquilo, tais como: seu pu.., sua p..., seu v...., seu isso e sua aquilo, certo? E quando inquiridos, se apresentavam como "exús" mirins, os exús
infantis da Umbanda numa equivalência com um exú infantil ou um erê da esquerda existente no Candomblé de raiz nigeriana.

6) Exú Mirim assumiu o arquétipo que foi construído para ele: o de menino mal! E tudo ficou por aí com ninguém se questionando sobre tão con¬trovertida entidade incorporadora em seus médiuns, pois ele diziam que todo médium tem na sua esquerda um Exú Mirim além de um e Exú e uma Pomba Gira.

7) De meninos mal educados, como tudo que "começa mal" tende a piorar, eis que as incorporações de entidades Exús Mirins começaram a ser proibidas nos centros de Umbanda devido a vazão de desvios íntimos dos médiuns que eles extravasavam quando incorporavam nos seus.

8) De mal vistos, para pior, essa linha de trabalhos espirituais, (onde cada médium tem o seu Exú Mirim), quase desapareceu e só restaram as incorporações e os atendimentos de um ou outro Exu Mirim "muito bom" mesmo no ato de ajudar pessoas.

9) Então ficou assim decidido, mais ou menos, por muitos:

a) Exú Mirim existe, é mal educado e incon¬trolável e de difícil doutrinação.

b) Vamos deixar Exú Mirim quieto e vamos trabalhar só com linhas espirituais doutrináveis e possíveis de serem controladas dentro de limites aceitáveis.

10) Exú Mirim praticamente desapareceu das manifestações Umbandistas porque suas incorporações fugiam do controle dos dirigentes e seus gestos e palavrões envergonhavam a todos.

11) Como é característica humana negar tudo o que não pode controlar e ocultar tudo o que "envergonha", o mesmo foi feito com Exú Mirim, que existe, mas não é recomendável que incorpore em seus médiuns. Certo?

Errado, dizemos nós, porque muitos médiuns já ajudaram a muitas pessoas com seus exús mirins doutrinadíssimos e nem um pouco influenciados pela personalidade "oculta" de quem os incorporavam.

Todos se adaptam a regras comportamentais se seus aplicadores forem rigorosos tanto com os médiuns quanto com quem incorporar neles.

O melhor exemplo começa com as incorporações comportadas de quem dirige os trabalhos espirituais. E uma boa orientação sobre as entidades ajuda muito porque, o que os médiuns internalizarem sobre elas será o regularizador das entidades.

Agora se, por acaso, o dirigente adota um comportamento discutível, aí seus médiuns o seguirão intuitivamente, pois o tomam como exemplo a ser seguido.

Em inúmeras observações, vimos os médiuns repetindo seus dirigentes e, inclusive, com as incorporações e danças dos guias incorporados neles. Essa assimilação natural ou intuitiva é um indicador de que o exemplo que vem "de cima" ainda é um dos melhores reguladores comporta¬mentais.

Agora, quando o dirigente incorpora seu Exú Mirim e este, por ser do "chefe", faz micagens, caretas, gestos obscenos, atira coisas nas pessoas, xinga-as e fala palavrões, aí tudo se degenera e seus médiuns procederão da mesma forma porque, em suas mentes e inconscientes é assim que seus Exús Mirins devem comportar-se quando incorporados.

Essa foi uma das razões para o ostracismo e que foi relegada a linha dos Exus Mirins. E isto, sem falarmos em supostos Exús Mirins que quando incorporavam ou ainda incorporam por aí afora, pegam ou lhe são dados saquinhos de papel que ficam cheirando, como se fossem as infelizes crianças de rua viciadas em cheira "cola de sapateiro".

Certos comportamentos, devemos debitar ao arquétipo errôneo construído por pessoas desin¬for¬madas sobre essa linha de trabalhos espirituais Umbandistas.

1) Não são espíritos humanos, em hipótese alguma.

2) Exús Mirins são seres encantados da natureza provenientes da sétima dimensão à esquerda da que nós vivemos.

3) A irreverência ou má educação comporta¬mental não é típico deles na dimensão onde vivem.

4) São naturalmente irrequietos e curiosos, mas nunca intrometidos ou desrespeitadores.

5) Por um processo osmótico espiritual, refletem o inconsciente de seus médiuns, tal como acontece com Exú e Pomba Gira. Logo, são nossos refletores naturais.

6) Gostam de beber as bebidas mais agradáveis ao paladar dos seus médiuns, sejam elas alcoólicas ou não.

7) Apreciam frutas ácidas e doces "duros", tais como: rapadura, pé de moleque, quebra queixo, cocadas secas e balas "ardidas" (de menta ou hortelã).

8) Se bem doutrinados prestam inestimáveis trabalhos de auxilio aos freqüentadores dos centros de Umbanda.

9) Não aprovam ser invocados e oferen¬da¬dos em trabalhos de demandas e magias negativas contra pessoas.

10) Toda vez que seus médiuns os ativam pa¬ra prejudicar os seus desafetos seus Exus Mirins se enfraquecem automaticamente já acon¬teceram inúmeros casos de médiuns que ficaram sem seus verdadeiros Exus Mirins porque os usaram tanto contra seus desafetos que eles ficaram tão fracos que foram aprisionados e kiumbas oportunistas tomaram seus lugares junto aos seus médiuns, passando daí em diante a criar problemas para suas vítimas que ainda acreditavam que estavam incorporando seus verdadeiros Exús Mirins.

11) Eles raramente pedem seus assentamentos ou firmezas permanentes e preferem ser ofe¬rendados periodicamente na natureza, tal co¬mo as crianças da direita.

12) Se bem doutrinados e colocados a serviço dos freqüentadores dos centros umbandis¬tas, realizam um trabalho caritativo único e insu¬bs¬tituível.

Vamos resgatar os Exus Mirins da Umbanda e libertá-los do falso arquétipo que mentes e consciências distorcidas criaram para eles?
Pontos de EXU MIRIM


Ele é Exu
É Exu Mirim!
Não me nega nada
Sempre me diz sim!

Exu Mirim é meu Exu de fé!
Exu Mirim é pequeno na quimbanda!
Exu Mirim saravando a encruza
Exu Mirim vencendo suas demandas!

Exu Mirim é um Exu formoso!
Ele é Exu de fé!
Tem um pai e tem um mano
Esse mano é Lúcifer!

Fá, fá, fá lemi ebó,
Fá, fá, fá lemi ebó,
Fá lemi ebó,
Exu Mirim despacha ebó.

Meu senhor das armas,
Não sou tão velho assim.
Sou tão pequinininho,
Eu sou Exu Mirim.

Ó meu Sr. das almas
Não faça pouco de mim
Porque eu sou pequenininho
me Chamam Exú Mirim

Eu era um cabritinho
fui crescendo e virei bode
Eu era um exuzinho
com Mirim ninguém pode

Dentro da Calunga tbm tem Exú Mirim
de uma catumba tbm vem exú mirim
olha o Mirim ê ê olha o Mirim ê á
estou chamando Exú Mirim que ele tbm é mojubá

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