sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

AS SETE LINHAS

A Umbanda possui sete cultos diferentes, chamados "Linhas", que se distinguem:





1. pelas energias cósmicas que são identificados como orixás ou "santos" que os presidem ou lideram os cultos;



2. pelos tipos de Espíritos atuantes em suas sessões, chamadas Giras, representados em em seus santuários, os Congás.



Os cultos, que se auto-proclamam "de Direita" ou seja, que trabalham com magia branca, "do bem" e todos os umbandistas insistem que somente atuam para o bem], recorrem ao auxílio, à manifestação de Espíritos de santos católicos, Pretos-Velhos e Preta-Velhas e aqui questiona-se qual o problema com pretos e pretas jovens... que em geral foram escravos no Brasil, Caboclos, Indígenas, Cafuzos, Curibocas e trabalhadores da colônia e do império como boiadeiros, mineiros, navegantes de rios e mares e sábios do oriente e da Europa.



Os cultos "de Esquerda", renegados pela Umbanda "oficial" e, em geral, relegados ao domínio da Quimbanda, não têm pudores em praticar a magia negra através dos Exús, Pombas-Giras e Malandros. A magia negra, na Umbanda, tal como em culturas de todos os povos do mundo, não tem freios éticos que impeçam os rituais destinados a arruinar a vida amorosa, as finanças, a saúde ou mesmo provocar a morte dos desafetos daqueles que procuram seus "sacerdotes". Tal como os criminosos que jamais confessam seus crimes espontaneamente, os umbandistas "do mal" negam veementemente qualquer envolvimento em práticas dessa natureza embora todos admitam a existência de "ovelhas desgarradas", que não são poucas, corrompidas pela vaidade, luxúria e/ou ganância que se prestam ao triste papel de usar os cultos para prejudicar àqueles que são "pedras no sapato" de seus clientes.



Voltando às sete Linhas de cultos de Umbanda "do bem", são elas e suas respectivas Falanges, especificamente:



I. LINHA DE OXALÁ [Liderada por Jesus Cristo] ─ Falanges: 1. Santo Antônio
2. São Cosme e Damião ["espíritos-crianças", não necessariamente infantes mas, antes, Espíritos com mentalidade infantil]
3. Santa Rita
4. Santa Catarina
5. Santo Expedito
6. São Francisco de Assis. Esta Linha dedica-se a desmanchar trabalhos de magia.



II. LINHA DE IEMANJÁ [Liderada por Oxun] ─ Falanges: 1. Ondinas de Nanã
2. caboclas do Mar
3. Indaiá dos Rios
4. Iara dos Marinheiros
5. Tarimã das Caluga-Caluguinhas da Estrela Guia.



III. LINHA DO ORIENTE ─ Falanges: Hindus, árabes, chineses e outros orientais além de europeus. Dedicados à medicina.



IV. LINHA DE OXOSSI ─ Falanges: 1. Urubatão
2. Araribóia
3. Caboclo das Sete Encruzilhadas [aquele do fundador Zélio Fernandino]
4. Águia Branca. Indígenas, caboclos, são curandeiros que protegem contra magia e ministram passes, prescrevem ervas medicinais em preparados para banhos, defumações ou uso tópico. Estes preparados são chamados amacys.



V. LINHA DE XANGÔ ─ Falanges: 1. Iansã
2. caboclo do Sol
3. Caboclo da Lua
4. Caboclo Pedra Branca
5. Caboclo do Vento
Caboclo Treme Terra. Pela característica do orixá que dá nome à linha, supõe-se que atue em casos de problemas judiciais, demandas, litígios.



VI. LINHA DE OGUM ─ Falanges: 1. Ogum Beira-Mar
2. Ogum-Iara
3. Ogum-Megê
4. Ogum Rompe-Mato. Estas falanges tratam das brigas, das situações de disputa pessoal, discórdias.



VII. LINHA AFRICANA ─ Falanges: 1. Povo da Costa
2. Pai Francisco
3. Povo do Congo
4. Povo de Angola
5. Povo de Luanda
6. Povo de Cabinda
7. Povo da Guiné. Esta falange dedica-se à prática do bem em geral e, ao que tudo indica, dentro da confusa divisão das Linhas e Falanges, esta linha africana possivelmente inclui a chamada Falange ou seria [sub-falange?] dos Pretos-Velhos e a das Almas [que o estudo comparado indica ser sinônima da Falange Povo de Angola].

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