terça-feira, 17 de abril de 2012

ERÊS



Uma menininha de 10 anos chamada Tayna ,nos pediu para falarmos sobre Erês, quem são essas entidades "crianças" que trazem alegria aos terreiros?

A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”


ERÊ NO CANDOMBLÉ:

Durante o ritual de iniciação no Candomblé, o Erê é de suma importância pois, é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do orixá do recém-iniciado.

O ERÊ,( não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.

Erê ou Ibeji?

A confusão entre Ibeji e Erê é muito frequente, ao ponto que em algumas casas de candomblé , Ibeji é referido como Erê (criança) que se manifesta após a chegada do orixá, em outras são cultuados como Xangô e ou Oxum crianças. Porém na verdade Ibeji é um orixá independente dos Erês.No Candomblé, Ibejis são Orixás e Eres são entidades, "a boca do orixá " como dizem.

Erês no candomble carregam os nomes de seus orixás: Espadinha ( Ere de ogum) "Estrelinha" ( de yemanjá) coceirinha, pipoquinha de Omulu, Machadinha ( de Xango)...


ERÊS NA UMBANDA


Na Umbanda, Erês, Ibejada, Dois-Dois, Crianças, ou são entidades de carácter infantil, que simbolizam pureza, inocência e singeleza e se entregam a brincadeiras e divertimentos. Pedem-lhes ajuda para os filhos, para fazer confidências e resolver problemas. Geralmente supõe-se que são espíritos que desencarnaram com pouca idade e trazem características da sua última encarnação, como trejeitos e fala de criança e o gosto por brinquedos e doces. Diz-se que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. São tidos como mensageiro dos Orixás, respeitados pelos caboclos e pretos-velhos. Geralmente, são agrupados em uma linha própria, chamada de Linha das Crianças, Linha de Yori ou Linha de Ibeji. Costumam ter nomes típicos de crianças brasileiras, como Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho e Cosminho. Seus líderes de falange incluem Cosme e Damião. Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.


Tayna espero te-la ajudado...Axé de Olorum.

Nenhum comentário: