O que significa a palavra anjo?
Qual a sua etimologia? É válida a doutrina dos anjos da guarda? Eles influenciam as nossas decisões? Para o desenvolvimento deste tema, escolhemos três subtemas, ou seja, a doutrina dos anjos da guarda, a influência dos Espíritos em nossas vidas e o apelo ao nosso anjo da guarda.
Anjo
– Segundo sua etimologia significa "mensageiro" e por decorrência "mensageiro de Deus". Ser espiritual que exerce o ofício de mensageiro entre Deus e os homens. A palavra anjo desperta geralmente a idéia da perfeição moral; não obstante, é freqüentemente aplicado a todos os seres, bons e maus, que não pertencem à Humanidade.
Anjo da guarda
– Espírito celeste que se crê velar sobre cada pessoa, afastando-a do mal e inclinando-a para o bem; anjo custódio. Espírito protetor, anjo da guarda, ou bom gênio, é o que tem por missão acompanhar o homem na vida e ajudá-lo a progredir. É sempre de natureza superior, com relação ao protegido.Simbologia
– Segundo muitos autores, os atributos conferidos aos anjos são considerados como símbolos de ordem espiritual. Outros, ainda, vêem nos anjos símbolos das funções divinas, símbolos das relações de Deus com as criaturas, ou, ao contrário, símbolos das funções humanas sublimadas ou de aspirações insatisfeitas e impossíveis. (Chevalier, 1998Os anjos são mensageiros de Deus, criaturas celestiais, superiores ao homem. Geralmente crianças, como símbolo de inocência e virtude. Normalmente, acreditamos que os Anjos da Guarda são nossos protetores, e que estão sempre nos mantendo mais próximos de Deus. Aos Anjos da Guarda é confiada individualmente cada pessoa ao nascer, protegendo-a do mal até onde a ordem divina o permita, fortalecendo corpo e alma e inspirando-a à prática das boas ações.
Os anjos , estão sempre do nosso lado, não sabemos quem são, mas estão sempre ali para fazer o nosso bem. Se acreditar nos anjos vai te salvar dos mais absurdos males, não sabemos. Sabemos apenas que conosco funciona. Acreditamos que existem anjos. Acreditamos que eles nos protegem do mal. E até hoje não nos aconteceu nada. Mas não sabemos nada sobre eles. E se já os vimos, cabe aos outros acreditarem. Quando estamos querendo seguir caminhos errados, os anjos nos dizem para parar, mas se nós não os escutarmos eles também não desistem da gente e vão junto para nos proteger são melhores amigos, pois não desistem de nós quando desistimos da vida. Na verdade eles são capazes de irem lá no fundo, da mais profunda tristeza, para nos trazer de volta.
São criaturas invisíveis e, para alguns, até impensáveis. Mas, quem disse que precisa ver para acreditar? Então um cego pode dizer que você não existe para ele. Talvés o cego precise mais ainda de um anjo, pois necessita ser guiado pela escuridão sem fim de sua vida. O anjo se torna seus olhos, seu caminho é uma incerteza, e com ele ao seu lado é mais fácil, pois o cego tem em quem confiar, ele sabe que ao seu lado há um anjo.
QUEM É O NOSSO ANJO DA GUARDA?
O Criador do Mundo pôs à disposição dos todos os seres humanos 72 Anjos, formando 9 Coros de 8 Anjos: são os Anjos da Guarda.Todos temos o nosso próprio Anjo da Guarda especial, que nos acompanha em todas as encarnações. Este anjo ama-nos incondicionalmente e conhece-nos perfeitamente.
Temos também o nosso Anjo da Guarda Pessoal, que nos acompanha desde o nosso nascimento até à hora da nossa partida.
Os cabalistas hebreus, a partir de uma palavra sagrada e dos salmos de David revelaram o nome e o poder divino dos 72 Anjos que regem o Universo e inspiram as ações criadoras de cada homem.
Para melhor estarmos em contacto com o nosso Anjo da Guarda nada melhor do que sabermos o seu nome e fazermos a Invocação correspondente.
nota: acontece que há vários estudos sobre este assunto e por isso há aqui algumas alterações em relação a outros livros que já li. Há estudos feitos com horas de nascimento e por isso os anjos mudam de nomes , o que nos baralha muito, mas considero que o mais importante é mesmo acreditarmos que temos um anjo que nos protege, independentemente de ter este ou aquele nome.
MISSÃO DO ESPÍRITO PROTETOR
A missão do Espírito protetor é a de um pai para com os filhos: conduzir o seu protegido pelo bom caminho, ajudá-lo com os seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida. O Espírito protetor é ligado ao individuo desde o nascimento até a morte, e freqüentemente o segue depois da morte, na vida espiritual, e mesmo através de numerosas existências corpóreas, porque essas existências não são mais do que fases bem curtas da vida do Espírito.
Não é um grande consolo para a nossa alma enfermiça saber que há seres superiores ao nosso lado, que estão ali para nos aconselhar, nos sustentar e nos ajudar a escalar a montanha escarpada do bem? Esses Espíritos se colocam à nossa disposição por ordem de Deus, Assim, há os protetores familiares, os espíritos simpatizantes e um que toma propriamente a responsabilidade de nos conduzir, do nascimento à morte: o anjo da guarda. Basta apenas que tenhamos a humildade de pedir-lhes para nos auxiliar em todas as nossas dificuldades, que ainda estamos sujeitos neste mundo de provas e expiações. Quantas vezes o conhecimento desta verdade não nos salvaria dos maus Espíritos? Quantas vezes nos ajudariam nos momentos de crise, de ansiedade?
Esses Anjos, bons Espíritos estão sempre nos secundando; eles não precisam de trombetas para se fazer notar. Basta apenas nos colocarmos em sintonia com eles, para recebermos os seus avisos salutares. Os avisos, contudo, não vêm como uma ordem, porque se assim fosse delimitaria a nossa própria ação, o uso do nosso livre-arbítrio. Esta doutrina deveria converter os mais incrédulos, por seu encanto por sua doçura. Mas como a maioria das pessoas tem se tornada muito materialistas, elas acabam se esquecendo das verdades mais simples: a existência dos anjos da guarda é uma delas.O ANJO DA GUARDA NUNCA NOS ABANDONA
Devemos ter sempre em mente que o anjo da guarda é um espírito protetor que quer o nosso bem e a nossa evolução espiritual. Às vezes, parece que ele se afasta de nós. Precisamos verificar se o ocorrido não foi por nossa própria culpa, no sentido de nos afastamos de suas sugestões e de suas inspirações. Lembremo-nos de que, por princípio, os Espíritos superiores nada forçam; eles sempre nos deixam decidir por nós mesmos. Eles podem se afastar momentaneamente, mas nunca nos abandonam de todo.
AOS ANJOS GUARDIÕES E AOS ESPÍRITOS PROTETORES
Em qualquer situação de desespero, podemos nos valer da prece para apaziguar a nossa mente conturbada. Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, dá-nos algumas instruções sobre os mais variados tipos de preces. Em se tratando deste tema, transcrevemos uma delas: "Espíritos esclarecidos e benevolentes, mensageiros de Deus, que tendes por missão assistir os homens e conduzi-los pelo bom caminho, sustentai-me nas provas desta vida; dai-me a força de suportá-la sem queixumes; livrai-me dos maus pensamentos e fazei que eu não dê entrada a nenhum mau Espírito que queira induzir-me ao mal. Esclarecei a minha consciência com relação aos meus defeitos e tirai-me de sobre os olhos o véu do orgulho, capaz de impedir que eu os perceba e os confesse a mim mesmo". (Kardec, 1984, p. 330)
Nenhum comentário:
Postar um comentário